Consultoria Estratégica - Governança Fiscal

Consultoria Estratégica - Governança Fiscal

A consistência das diversas obrigações acessórias implementadas pelo governo, buscando sempre o aumento da arrecadação, obriga as empresas a investirem em práticas que melhorem a sua gestão fiscal e tributária.

A Becomex atua na implementação das melhores práticas de gestão Fiscal e Tributária, fomentando processos de Governança que antecipam a identificação de passivos, estabelece um controle efetivo das obrigações e práticas tarifárias, e especialmente atua na gestão estratégica de todos os principais benefícios fiscais que o governo brasileiro disponibiliza para as empresas.

Nesse sentido apresentamos ferramentas de Auditoria Eletrônica Sped, Analisadores Eletrônicos de Documentos (Receptores de NFs), Gestão e Ordenação Tarifária (organização e correta manipulação das classificações fiscais na empresa e sua cadeia de suprimentos), entre outros projetos envolvendo Drawback, Transfer Price, Siscoserv, Siscomex e Sistemas de Gestão Empresarial usados pelas companhias.

A BECOMEX tem orientado o desenvolvimento dos seus produtos e serviços com objetivo de levar aos seus clientes uma oferta ampla e diferenciada de serviços para aperfeiçoar a GESTÃO de GOVERNANÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA.


FRAMEWORK DE SOLUÇÕES

Gerenciar Riscos

Os processos de negócio envolvendo compras, vendas, transferências, exportações, importações, etc., são diretamente afetados pelas questões tributárias e, por sua vez, servem de base para a geração das informações exigidas pelo FISCO. É imprescindível manter uma base de dados cadastral saneada e ajustada às necessidades tributárias e fiscais dos processos de negócio que envolvem a GESTÃO TARIFÁRIA e, em seguida, zelar pela manutenção dessa base, lançando mão de sistemas e ferramentas de auditoria. As ferramentas de auditoria ligadas ao Business-to-Government (B2G) são fundamentais para assegurar a correta transferência de informações fiscais e tributárias para o Governo no âmbito do SPED.

Compliance Fiscal

É necessário atender as obrigações fiscais de acordo com as normas e regras estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores e arrecadatórios. O desafio torna-se ainda maior na medida em que a Receita Federal amplia a abrangência do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED), levando os contribuintes a uma maior exposição fiscal.

Inovação e Geração de Valor

O atendimento dos processos de COMPLIANCE FISCAL e GERENCIAMENTO DE RISCOS, cria as condições para o melhor aproveitamento dos benefícios e incentivos fiscais oferecidos pelo Governo, com destaque para aqueles ligados ao aumento da competitividade nas exportações. As áreas de negócio chaves, como compras e vendas, não raramente estão desinformados sobre a legislação pertinente aos incentivos e benefícios fiscais e, em muitos casos, decisões importantes são tomadas sem que todo espectro das variáveis que afetam custos e margens seja considerado.