25 de abril de 2017 por Becomex

Quer aumentar sua competitividade? Invista na Gestão de Drawback

Imagine que você entra em uma grande maratona com muitos competidores altamente preparados. No trajeto você vai descobrindo os detalhes que serão determinantes para a sua posição bem distante dos campeões. Agora imagine que você treinou todos os dias, comprou o tênis de corrida e teve o apoio de um Personal Trainer. Com certeza sua posição estará bem mais perto do pódio. Quem não quer?

Na maratona da vida profissional você também precisa de uma boa gestão para chegar na frente. E estar atento para os benefícios fiscais como o Drawback, pode fazer uma grande diferença para sua empresa conquistar novas posições no mercado. Afinal, são recursos que retornam para o caixa ampliando a competitividade. Muitas empresas nem sabem que podem receber o benefício ou de que forma viabilizar o requerimento. Mas a equipe da Becomex tem ajudado muitas empresas com um trabalho altamente especializado de consultoria e gestão desse benefício fiscal.

Mas afinal, que tipo de empresa tem direito a esse benefício?

Todas as empresas que exportam, ou vendem produtos que participam da cadeia de produção das empresas exportadoras, inclusive repassando a elas esses benefícios. Um sistema tão complexo quanto compensador, porque no fim das contas os impostos que seriam recolhidos podem gerar recursos valiosos para o caixa da empresa. Inclusive com ganhos retroativos sobre os impostos recolhidos nos últimos dois anos.

Sim, talvez seja um pouco mais do que complicado entender todos os meandros do Regime Aduaneiro Especial de Drawback. Pode ser que sua empresa já esteja utilizando alguns dos recursos do benefício, mas será que aproveita todo o potencial de ganho do regime Drawback? Ou está deixando de receber valores significativos do benefício? Se você tem alguma dúvida ou dificuldade é bom saber que sua empresa pode contar com a Gestão Estratégica de Drawback da Becomex.

A consultoria da Becomex se diferencia por sua equipe com ampla experiência em gestão tributária, operações internacionais, logística e produção, e ainda alia tudo isso aos pesados investimentos em software para oferecer tecnologia de ponta. O que resulta em modelos de gestão que permitem aos nossos clientes otimizar os ganhos com benefícios fiscais e reduzir os riscos em contenciosos.

Como funciona a consultoria do regime de Drawback

A Becomex atua em todos os processos que podem resultar em ganhos com o benefício Drawback, como o levantamento e análise de importações, compras de mercado interno e processos produtivos de exportações tanto diretas como indiretas. Os dados gerados ajudam a traçar cenários de otimização fiscal, com simulações que permitem avaliar a operação e traçar novos modelos de ganhos, com o benefício Drawback, com total gerenciamento de riscos.

A consultoria segue todo o processo de recuperação, desde o planejamento dos atos concessórios, organização dos processos, controles operacionais, gestão de ajustes pela demanda real e comprovação até o encerramento do ato, com a baixa junto ao DECEX e documentações para fins de auditorias. A gestão periódica da execução avalia ainda todas as etapas para garantir os resultados esperados.

São três as principais linhas de consultoria oferecidas pela Becomex: Drawback Suspensão, Drawback Isenção e o Drawback Intermediário, regimes que prevê a aquisição de insumos importados e comprados no mercado interno, todas resultam em ganhos com o benefício.

  • Drawback Suspensão

Com a análise de todas as demandas de importação, a consultoria avalia os melhores cenários para conciliar os insumos com os produtos exportados, assim aproveita as variáveis que impactam no melhor aproveitamento do benefício. Após a aprovação do planejamento, a empresa abre o ato concessório e a consultoria continua acompanhando a operação para realizar os ajustes necessários frente às mudanças de mercado.

  • Drawback Isenção

Com total integração à base de dados do portal SISCOMEX, a consultoria faz o download de todos os dados da empresa referente às importações e exportações até dos últimos dois anos. Essa integração permite o Compliance e a análise dos insumos e processos produtivos para o melhor aproveitamento nos produtos exportados, com foco na reposição dos estoques. O modelo operacional da Becomex permite otimizar os ciclos de recuperação, porque reduz o intervalo dos períodos e provoca um impacto positivo no fluxo de caixa.

  • Drawback Intermediário

A Becomex é reconhecida nacionalmente como a maior especialista do mercado nesta modalidade, porque acumula vasta experiência na análise do impacto do Drawback nas cadeias produtivas, com suporte de software que permite avaliar os fornecedores que importam e repassam os custos de impostos aos seus clientes exportadores. Com isso, aponta cenários mais seguros para garantir a suspensão ou isenção dos impostos com total segurança nos fluxos operacionais.

Para cada segmento uma prática de Gestão de Drawback

Como cada segmento tem suas particularidades, a Becomex identifica e mapeia as melhores práticas de Gestão de Drawback, oferecendo processos personalizados, que garantem o maior retorno do benefício, além de proteger a operação contra futuros contenciosos. Para fortalecer as análises, os dados do SISCOMEX são cruzados com as informações dos SPEDS e do processo produtivo no ERP, o que oferece mais consistência operacional e ainda permite simular o olhar do governo sobre o processo de requerimento.

Em todo o processo destaca-se o uso da tecnologia de ponta somado à experiência da equipe, com facilidades para o cliente como o acesso a um moderno portal de visão da operação de Drawback, com total visualização de dados e possibilidade de extrair relatórios específicos.

Essa é apenas uma amostra de todos os recursos que você pode agregar com a Gestão Estratégica de Drawback da Becomex e levar sua empresa às melhores posições no pódio do mercado. Quer saber mais? Veja como.

Becomex

Veja outros posts!