16 de agosto de 2017 por Becomex

Como obter o máximo benefício do Drawback

Quem não gostaria de ter um grande parceiro na hora de apresentar resultados e desenvolver estratégias que definam o Drawback ideal para a empresa e maximizar os ganhos em todo o processo de produção?  As duplas dinâmicas sempre fizeram um grande sucesso e a razão é simples, um ajuda o outro a superar obstáculos e ganhar vantagens nas missões impossíveis. Afinal, o que seria do Batman sem o Robin e vice-versa?

Como você já sabe, juntos eles são insuperáveis, agora vamos ver como você também pode estabelecer uma parceria de sucesso, com o apoio de consultores especialistas para definir uma gestão mais estratégica do Drawback e obter os melhores resultados.

A primeira questão é entender se você utiliza todo o potencial de ganho do Regime Aduaneiro Especial de Drawback.  Ou se ainda não descobriu as inúmeras vantagens competitivas que o Drawback pode trazer para sua empresa. Vamos ver em que parte das estatísticas sua empresa se encaixa: das 11 mil empresas exportadoras de médio e grande porte, apenas 2.100 utilizam o Drawback e entre as que utilizam a performance média não supera os 60%.

Ou seja, existe um imenso potencial de ganho na cadeia de produção dos produtos exportados, que poderia engrossar o caixa das empresas, mas não está sendo utilizado em todas as suas possibilidades. Outro dado oferece uma dimensão dos valores desperdiçados: dos USD 225 bi exportados, apenas USD 53 bi foram em Drawback. O que reforça a ideia de que trabalhar com uma boa parceria pode trazer grandes vantagens.

Drawback Suspensão e Drawback Isenção

Para começar vamos entender as duas modalidades de aplicação do benefício e como elas se encaixam no seu processo produtivo:

  • O Drawback Suspensão integrado integrado permite ao beneficiário comprar, com suspensão de tributos, matérias-primas, insumos, partes, peças e componentes que serão utilizados em produtos destinados à exportação. Com esta modalidade ficam suspensos os impostos federais: II, IPI, PIS,  COFINS, taxa AFRMM e o estadual ICMS.
  • O Drawback Isenção Integrado permite ao beneficiário a importação com isenção de tributos para reposição de estoque de mercadorias em quantidade equivalente às utilizadas nos produtos exportados nos últimos 24 meses. Na importação ficam isentos os tributos federais: II, IPI, PIS, COFINS e taxa AFRMM.

Outra possibilidade pouco explorada é usar o Drawback Intermediário, que é aplicado na cadeia de valor e oferece inúmeras oportunidades de ganhos e redução de custos. O Drawback Intermediário é uma operação especial das modalidades Suspensão e Isenção, que estende o benefício envolvendo além do exportador, também um nível abaixo na cadeia de fornecimento. Assim, o drawback intermediário beneficia mutuamente o exportador e seu fornecedor, que poderá comprar suas matérias-primas, insumos, partes, peças e componentes destinados as exportações de seu cliente, pelo regime aduaneiro especial de Drawback.

Grendene e Becomex, um case de sucesso na gestão do Drawback

O início da parceria não é nada simples, visto que a consultoria traz sempre novos procedimentos, que no final dos processos resultam em ganhos significativos, como aconteceu com a Grendene. A busca de novas oportunidades foi o primeiro passo de alinhamento das equipes para alinhar os critérios de compliance e validar os dados entre o ERP e o Siscomex. Este procedimento indispensável permite cruzar os dados com os sistemas do governo e muitas vezes é esquecido pelas empresas, resultando em exposição fiscal e notificações quando os dados estão inconsistentes.

Antes de contratar a Becomex, a Grendene utilizava apenas uma das modalidades de Drawback para um tipo de matéria prima, não mensurava os ganhos e também não tinha um olhar mais estratégico para o uso do benefício fiscal.  A parceria entre as equipes resultou em um aumento de 25% do aproveitamento do Drawback Suspensão, que já era processado internamente. Além disso permitiu um incremento de 60% sobre o ganho direto que a empresa obteve com novas oportunidades em isenção.  Ao todo, em 18 meses de trabalho, a Becomex trouxe um ganho de 85% sobre a performance geral, comprovando que as parcerias não são um sucesso apenas para os personagens de ficção.

O resultado acontece a partir da eficiência de uma consultoria contínua, com monitoramento mensal dos ganhos e oportunidades, envolvendo todas as áreas que impactam a gestão fiscal.

Ao mesmo tempo, a equipe interna é preparada para oferecer respostas mais rápidas e assertivas diante das mudanças de mercado.  O passo seguinte da Grendene é aproveitar o conhecimento técnico e estratégico adquirido com a consultoria para utilizar o incentivo fiscal junto aos fornecedores, impactando os ganhos na cadeia de produção.

Ou seja, a partir do momento que todos se conscientizam de como obter maiores ganhos com cada modalidade do Drawback, tanto o Suspensão Integrado como o Isenção Integrado todos saem ganhando e ainda podem estender o benefício para utilizar o Drawback Intermediário.

A Becomex trabalha em parceria para maximizar resultados

A consultoria Becomex começa com o diagnóstico das operações de importação e exportação dos últimos anos, dos atos concessórios de Drawback já realizados ou em curso.  Com essa base de dados e do planejamento estratégico internacional da empresa para os anos seguintes são definidos os cenários de otimização fiscal, em simulações que permitem avaliar a operação e traçar novos modelos de ganhos e gerenciamento de riscos.

A experiência da equipe Becomex, com expressivos resultados em diferentes mercados, permite definir os melhores modelos de aplicação do Drawback. Com total integração da equipe de especialistas que se aliam à equipe interna, a Becomex realiza todo o planejamento dos atos concessórios, organização dos processos, controles operacionais, gestão de ajustes pela demanda real e comprovação até o encerramento do ato, com a baixa junto ao DECEX e documentação para atender eventuais auditorias.

Os inúmeros casos de sucesso acumulados com nossos clientes indicam que o ponto a partir do qual os ganhos com Drawback são maximizados é justamente quando o uso do benefício passa do Operacional e Tático para a Gestão Estratégica. Por isso nossos especialistas atuam desde a análise do planejamento comercial, integrando com a área de suprimentos, produção e engenharia, até a correta contabilização do benefício.

O diferencial que permite maximizar os ganhos está justamente na expertise de avaliar as oportunidades de cada empresa no uso do benefício, tanto com o ganho direto, como sobre as importações, ou com o ganho de caixa pelo não acúmulo de créditos, quanto pelo uso para as compras locais nem sempre aproveitadas.

Outra possibilidade avaliada é o uso do Drawback dentro da cadeia de valor, junto aos fornecedores e clientes exportadores. Enfim, um processo que investiga todos os caminhos possíveis para utilizar ao máximo as possibilidades de ganho com o Drawback em todas as modalidades.

Quer saber mais sobre como ter sucesso com o uso do Drawback?   Faça uma simulação clicando aqui

Becomex

Veja outros posts!