17 de setembro de 2018 por Becomex

Ex-Tarifário: 3 dicas para fazer desse benefício uma solução para a sua empresa

Por Murilo Ramos

Atenção profissionais das áreas de Comércio Exterior, Fiscal e Tributária. Brevemente abrirá uma janela para novos pleitos do regime de Ex-Tarifário Automotivo, quando por aproximadamente 30 dias, será possível solicitar redução de Imposto de Importação (II) sobre componentes automotivos, para os quais não exista capacidade de produção nacional.

É fundamental que os fabricantes de peças atuantes no Brasil, estejam atentos a esse calendário e planejem-se da melhor maneira possível, para não perder a oportunidade de reduzir a carga tributária sobre a importação de produtos.

Projetos de Ex-Tarifários para componentes automotivos podem agregar savings na ordem de milhões de reais anuais

Planejamento: a chave para utilização de todo o potencial de redução de custos

Para aproveitar ao máximo o benefício de um Ex-Tarifário é necessário planejamento, estratégia, previsibilidade e muita organização, muitas vezes precisando mover uma estrutura que envolve diversos profissionais e vários departamentos. Em casos como estes, toda ajuda é bem-vinda para que tudo aconteça em um curto espaço de tempo.

A solução está na gestão integrada do Ex-Tarifário Automotivo

Tanto para ajudar no planejamento como para orientar as áreas de Comércio Exterior (COMEX), Fiscal e Tributária das empresas, o caminho ideal para extrair o melhor do Ex-Tarifário Automotivo é contar com uma boa estratégia, equipe altamente capacitada e recursos tecnológicos na gestão do processo.

Na Becomex, já presenciei redução de custos de mais de R$ 10 milhões em um ano de apuração, com a utilização de 40 EX Tarifários diferentes

Os benefícios de reduzir o Imposto de Importação

As empresas podem oferecer seus produtos a preços mais baixos e economizar custos operacionais, por exemplo. Além disso, uma estratégia em Ex-Tarifário para determinado produto pode deixá-lo mais competitivo para participação em novos projetos, devido à redução nos custos de produção.

O incentivo é um direito e as empresas devem utilizá-lo de maneira otimizada, para melhorar seus resultados e conquistar novos mercados.

E você? Conhece todo o potencial de “savings” através de Ex-Tarifários? Como tem sido sua experiência com o benefício?

Becomex

Veja outros posts!