05 de novembro de 2018 por Becomex

O que procurar no parceiro estratégico para fazer a gestão do Preço de Transferência na minha empresa?

Um parceiro ideal é tudo que você precisa para sair ganhando nessa verdadeira batalha que as empresas travam com a Receita Federal com objetivo de cumprir todas obrigações e atender as demandas do Fisco diante de um calendário fiscal apertado e cheio de compromissos. E quando falamos de Preço de Transferência e IRPJ não é diferente.

Com tanta responsabilidade e cobranças sobre os ombros da área fiscal e tributária, finalmente você entendeu que, para fazer uma gestão estratégica e transformar o Transfer Pricing em uma oportunidade, é fundamental contar com um bom parceiro estratégico. Vejamos então o que avaliar para não cair em uma encrenca que pode custar caro:

  • Pesquise com cuidado

Você já deve ter feito uma busca inicial no Google para trazer respostas mais amplas, mas outras formas de pesquisa podem ajudar a formar um bom quadro comparativo para definir quem pode trazer resultados positivos. Procure parceiros que tragam ganhos significativos para a competitividade da empresa e não apenas cumpram com as entregas.

  • Procure referências

Muitos sites trazem depoimentos de clientes satisfeitos, sua empresa pode até entrar em contato com um deles e confirmar com mais detalhes como esse parceiro trabalha. Esse já é um aval e tanto. Claro que você precisa saber um pouco mais e nesse caso é importante considerar outros dois pontos essenciais:

  • A expertise da equipe comprovada e que trabalhe em sintonia com as áreas internas envolvidas nos processos e na gestão fiscal e tributária. Até porque essa integração é essencial para garantir controle, segurança e compliance.
  • Tecnologia para facilitar as entregas, em sinergia com os sistemas da Receita Federal e integração com os sistemas utilizados na sua empresa.

Um bom parceiro não apenas oferece todo o suporte para cumprir as obrigações fiscais e tributárias, mas atua com um olhar holístico, visando reduzir os valores que você vai pagar em tributos de forma estratégica. Todos sabemos o quanto isso pode impactar os seus resultados e a competitividade da empresa.

  • Tecnologia aliada à expertise

Vejamos como funciona a ferramenta Transfer Pricing Manager, com diferenciais que realmente impactam os resultados dos nossos clientes:

  • Auditoria Eletrônica no padrão da Receita Federal
  • Cálculo do cenário real e não por amostragem
  • Cálculo 100% rastreável
  • Integração com ERP
  • Simulação do Forecast

Uma consultoria completa que abrange: as análises dos registros do comércio internacional de cada empresa, incluindo o processo produtivo no caso de insumos importados, operações de commodities, ativos, serviços e juros sobre contratos financeiros.

Para completar, medimos o Preço de Transferência com a mesma “régua do fisco”, alinhando os dados com as ERP’S e Sistemas de Gestão Fiscal. Nosso software garante a integração rápida e precisa, acelerando o cálculo para que a equipe consiga entender o resultado de forma analítica, com relatórios, avisos de inconsistências e gráficos de tendência de ajuste por produto. Mais que um software temos equipe de especialistas que trabalha em conjunto com as áreas envolvidas dentro das empresas, para desenvolver um projeto abrangente, estratégico e seguro.

  • Gestão trimestral do Preço de Transferência

Sempre incentivamos a gestão trimestral do Transfer Price, o que permite ajustar as médias e ainda, utilizar um forecasting de compra e venda visando projetar os possíveis cenários.

Nossa gestão personalizada do Transfer Pricing garante segurança aos clientes e proporciona mais qualidade e compliance das informações. A partir de cálculos parciais, é possível identificar oportunidades para diminuir o ajuste através da aplicação de novos métodos, estratégias de balanceamento de margens e outras ações junto `a área comercial, suprimentos, logística, comércio exterior, financeira, custos e produção.

  • Como medir o impacto no Imposto de Renda?

Para completar essa atuação abrangente com a visão estratégica da gestão fiscal e tributária, temos ainda a consultoria do IRPJ Manager, com o mesmo suporte de tecnologia, sistemas integrados e especialistas que atuam em sinergia com a equipe interna. Tanto os nossos sistemas como a nossa metodologia de trabalho foram desenvolvidos visando a maior segurança possível na gestão do IRPJ.

Atuamos com Planejamento e Gestão Tributária, visando o compliance no total atendimento ao Fisco e a todas as suas obrigações. O sistema Becomex funciona integrado aos maiores ERPs de mercado, com gerador de relatórios integrado, total segurança por perfil de acesso e tecnologia “full-web”. Sempre com os mesmos padrões da Receita Federal, o que filtra as inconsistências de dados antes de enviar para o Fisco.

Agora você já sabe o que procurar no parceiro fiscal e tributário ideal para o IRPJ e Transfer Pricing, lembrando mais uma vez que eles estão atrelados, pois o valor do Preço de Transferência afeta o lucro da empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco! O e-mail é: marketing@becomex.com.br.

Becomex

Veja outros posts!