18 de abril de 2019 por Becomex

Empresas que não apresentaram o Siscoserv são intimadas pela Receita Federal

 

Uma discussão que sempre pairou em torno do Siscoserv é referente às penalidades previstas em lei para essa obrigação acessória.

Por que devo me preocupar com o Siscoserv se não há a obrigatoriedade de informar imposto nessa declaração?

Primeiramente, precisamos entender quais são as penalidades previstas em lei para fins de Siscoserv.

De acordo com o Artigo 4º da Instrução Normativa RFB nº 1277, de 28 de junho de 2012, as penalidades previstas são:

Importante ressaltar que, diferentemente de outras declarações, que são mensais ou anuais, a exemplo da EFD-CONTRIBUIÇÕES, EFD- ICMS, IPI, ECD e ECF, a aplicação da penalidade no Siscoserv não é feita por período, mas sim por registro.

Pelo histórico do Siscoserv, em 2019 completa cinco anos que todos os serviços foram obrigados a entregar a declaração, conforme mostra a tabela a seguir.

 

Os esforços do MDIC e da RFB em alterar a versão da NBS de 1.1 para 2.0 indicam que o Siscoserv terá daqui para frente uma importância fiscalizatória muito grande.

Uma das alterações percebidas foi o prazo para registro de pagamento ou faturamento, que não é mais pelo inicio do serviço , mas sim por data de registro ou data do documento.

A Becomex tem a informação que seis empresas já receberam intimações com prazo para regularizar as informações pendentes

Sua organização está em compliance com o Siscoserv?

 

 

A Becomex é uma empresa de consultoria e tecnologia tributária e fiscal. Podemos lhe ajudar através de um estudo focado, com diagnósticos e soluções precisas, com as melhores práticas de mercado. Possuímos profissionais altamente preparados e atualizados, além de ferramentas tecnológicas de alta performance, o que proporciona agilidade e facilidade no processo.

Becomex

Veja outros posts!