Consultoria de Drawback para alavancar ganhos no setor automotivo

Postado por Ceir Brognara em 18/08/2016

A contratação de uma consultoria de Drawback deve estar entre as prioridades das empresas que atuam no setor automotivo e visam o mercado exportador. É com o apoio especializado que fornecedores e montadoras poderão superar as barreiras que surgem no momento de abrir as informações necessárias para a execução do projeto nesta modalidade tributária. Sem a consultoria intermediando a relação é muito mais complicado haver um entendimento entre as partes, prejudicando assim as chances de que os benefícios com o Drawback Intermediário sejam alcançados, gerando ganhos extras para fornecedores e montadoras. 

A atuação de uma consultoria especializada é fundamental, principalmente para garantir o sigilo das informações do exportador e do fornecedor. Que fornecedor não se assustaria com uma pergunta da montadora sobre o “conteúdo de insumos importados” em seu produto? O Drawback Isenção Intermediário é um programa de incentivo à exportação que beneficia o primeiro nível da cadeia de suprimento, no caso específico do setor Automotivo, o Tier-1. 

Neste caso, o fornecedor pode ser beneficiado por um ato concessório para repor estoques de insumos utilizados na produção de produtos vendidos à montadora que foram incorporados em um carro exportado. Mas para que se possa alcançar este objetivo é necessário o cruzamento de informações das compras do exportador, de suas exportações e produção. E do lado do fornecedor ocorre o mesmo processo. 

O erro que as empresas podem cometer é subestimar ou até desconhecer a importância do trabalho de uma consultoria de Drawback, confiando apenas na equipe interna que nem sempre detém a expertise necessária para dar conta da tarefa. Mas a percepção sobre a busca por uma consultoria deve ser outra. O trabalho com Drawback é importante e exige conhecimentos específicos que só consultorias capacitadas e com ampla experiência no mercado são capazes de aplicar e converter em lucros para fornecedores e montadoras.

E se ainda não conta com os serviços de uma consultoria de Drawback, o momento de contratar é agora. Diante do cenário do Brasil, as empresas estão apostando suas fichas mais do que nunca no mercado externo e a tendência é que isso leve ao aumento das exportações. Para isso, precisarão ser mais competitivas e a única maneira de alcançar este objetivo é reduzindo custo. Custo este que é fortemente afetado pela carga tributária e é transferido na cadeia de fornecimento até o produto exportado. O Drawback Intermediário vem como solução para eliminar este custo e aumentar a competitividade do produto brasileiro. Por outro lado, é essencial estar preparado para compreender os fatores econômicos que impactam o Drawback

Por que contratar uma consultoria de Drawback especializada

Sem o apoio da consultoria de Drawback, as empresas nem sempre conseguem definir a modalidade correta que devem aderir e assim deixam de aproveitar o potencial gerado pelo benefício. Leia mais sobre isso no case de regime de Drawback da Faurecia. Perdem competitividade, como destacado acima. Outro fator que deve ser levado em consideração é que o Drawback evoluiu muito nos últimos anos. Foram feitas melhorias na portaria que regulamenta sua utilização e em sistemas como o Siscomex Isenção Web. 

É nesta hora que faz a diferença o trabalho de uma consultoria de Drawback como a Becomex, primeira a protocolar atos nesta modalidade no setor automotivo. Especializada em processos aduaneiros e fiscais, a consultoria atua fortemente no processamento e gerenciamento do Drawback de empresas do setor automotivo, principalmente no Drawback Intermediário. O time de consultores da Becomex trabalha focado nesse regime aduaneiro, está sempre atualizado sobre o assunto e oferece as melhores práticas para seus clientes.

Ajuda nesta tarefa também o fato da Becomex possuir um software especialista que auxilia no processamento e disponibiliza os resultados a seus clientes, o que dispensa que estes façam investimentos em sistemas próprios ou formas de controle adicionais.  No caso do trabalho de consultoria realizado pela Becomex, o objetivo é sempre ajudar na tarefa de obter as vantagens geradas pelo Drawback Intermediário e maximizar os resultados para a cadeia, valorizando uma relação ganha-ganha entre fornecedor e montadora

A consultoria trabalha como intermediária na relação entre as partes, preservando sempre o sigilo das informações. Além disso, a equipe da Becomex, por conta de sua experiência atuando com consultoria de Drawback no setor automotivo, também ajuda na identificação de oportunidades, no planejamento e elaboração do ato concessório e na gestão da reposição do estoque com aplicação do benefício fiscal.

Sendo especializada neste tipo de atividade, a Becomex conta com uma equipe de consultores altamente qualificada que consegue aplicar de forma ampla todos os conceitos permitidos pela legislação. Com a ausência de uma consultoria de Drawback, é comum as companhias recorrerem a funcionários que não possuem nem o tempo disponível nem o conhecimento necessário para realizar o trabalho. Isso leva a uma tendência ao conservadorismo na tomada de decisão e, por consequência, perda de potencial de ganhos gerado pelo Drawback, que como visto, não é pequeno.

Quer conhecer mais vantagens de contratar a consultoria de Drawback da Becomex? Entre em contato.