26 de maio de 2015 por Becomex

Fórum de Inovação Fiscal trata o Bloco K e a Gestão Tarifária

No dia 21 de maio de 2015, a BECOMEX Consulting em parceria com a Quirius Soluções Fiscais, promoveram o primeiro Fórum de Inovação Fiscal, evento que buscou apresentar aos profissionais das áreas fiscal, tributária e administrativa uma nova forma de enxergar as atividades de gestão dos tributos, obrigações e benefícios dentro das empresas.

O Fórum contou com a palestra da Dra. Tânia Gurgel, que desenvolveu o assunto “Block K – A Peça que faltava no quebra-cabeça. Uma visão estratégica“. O tema foi projetado sobre uma ótica mais abrangente, do que simplesmente cumprir as obrigações de mais um bloco no arquivo SPED. “O Bloco K não deve ser uma atribuição da área fiscal, ele deve nascer no PCP da empresa”, salientou a Dra. Tania, que completou dizendo que a área Fiscal deve ser a responsável por validar e gerir os requisitos de entrega do bloco, mas que a obrigação envolve muito mais a área de produção.

O evento foi finalizado com uma apresentação compartilhada, onde executivos da Becomex e Quirius apresentaram premissas, soluções e cases que comportam a estratégia de Governança Fiscal que as empresas apresentam ao mercado, com ênfase no impacto da Gestão Tarifária, que na visão dos executivos é muito mais que simplesmente classificação fiscal.  “Não é incomum um item ser fornecido com uma classificação fiscal, e ser recebido no estoque da empresa compradora, com outra. Isso é um problema de Compliance na cadeia de valor”, projeta o executivo Fredi Moser da BECOMEX.

Para Murilo Ramos, que apresentou cases relacionados a projetos de Gestão Tarifária, “A falta de gestão tarifária nas empresas, controlando o fluxo de criação, alteração e homologação de dados de um item, somado a inobservância de regras da correta descrição e enquadramento de um item, via de regra sujeita as empresas a penalidades, e muitas vezes a prejuízos financeiros com o pagamento a maior de tributo, que passam alheio ao conhecimento da alta gestão das empresas”.

Becomex

Veja outros posts!