<span>Gestão de</span> NCM

Como fazer a gestão estratégica da Nomenclatura Comum do Mercosul

A NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) funciona como um RG do produto. Trata-se de um código de oito dígitos que identifica a natureza das mercadorias e promove o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e a análise das estatísticas do comércio exterior.

A NCM indica as alíquotas de impostos a serem pagas, identifica o tratamento administrativo de cada produto (necessidade de controle de órgãos anuentes como Anvisa, Inmetro e Ministério da Agricultura) e também serve para controle estatístico das importações.

Gestão de NCM

Como funciona

Uma pesquisa amostral com um grupo selecionado de empresas identificou mais de R$ 3 milhões em multas aduaneiras no período de um ano devido a problemas das empresas com classificações fiscais.

Para evitar esse cenário, buscamos a oportunidade na correta classificação da NCM, não somente para atender à legislação, mas para realizar uma gestão estratégica para nossos clientes.

Na nossa atuação na Gestão de NCM, executamos uma Ordenação Tarifária para buscar ao máximo a redução de custos e maior compliance, por meio da nossa metodologia única de criação de Grupos Tarifários.

Na nossa metodologia, a Gestão de NCM atua nas características técnicas de cada item analisado (composição, aplicação, função e forma) a partir do conhecimento da equipe qualificada para realizar a classificação de partes e peças e da descrição da mercadoria e padronização da classificação fiscal.

O processo de ordenação tarifária permite um diagnóstico do cenário, com análise de riscos e organização de todos os itens num sistema automatizado de NCM.

A partir dessa base, é possível monitorar qualquer nova entrada de produto. O processo é harmonizado em todas as suas fases – seleção, identificação, padronização, agrupamento, revisão, catálogo, mapeamento, além da possibilidade de implementação e monitoramento.

Na nossa visão, é possível facilitar a gestão de NCMs, transformando os milhares de itens em centenas de grupos tarifários. Assim, o resultado garante a NCM correta dos produtos, com clientes e fornecedores utilizando regras compatíveis e adequadas de classificação.

Gestão de NCM

Resultados

Somos especialistas nesse tema para oferecer aos clientes soluções que evitam o pagamento de impostos desnecessários e desperdícios.

As obrigações fiscais têm validação na ECF e também no Bloco K. Além disso, a classificação incorreta gera autuações da Receita Federal, multas por descrição, enquadramento inadequado, retenção de carga, atraso de entrega da mercadoria, exposição fiscal e perda de benefícios fiscais.

Os custos de uma peça importada podem aumentar os custos diretos da empresa em 14%, caso seja utilizada uma NCM genérica. A falta de conhecimento no tema faz com que as empresas paguem muito mais impostos do que o necessário.

Nossos projetos já superam R$ 5 milhões em redução de custos na importação de materiais diretos dos nossos clientes.

Identificar oportunidades de economia
Identificar oportunidades de economia
Reduzir exposição fiscal
Reduzir exposição fiscal
Potencializar os Benefícios Fiscais
Potencializar os Benefícios Fiscais
Otimizar as Classificações Fiscais
Otimizar as Classificações Fiscais
Award e Becomex fecham parceria para maior oferta de serviços de consultoria estratégica tributária com foco no interior de São Paulo
23/05/2019 Leia mais >

A Award – empresa de auditoria e consultoria tributária com bagagem trazida de segmentos como sucroalcooleiro, agribusiness, varejo, indústria, serviços e transportes – expande a sua oferta de serviços e fecha parceria com a Becomex – empresa de tecnologia e consultoria especializada na área tributária,…

Solução de Consulta Interna Nr. 2 (29/04/2019)
10/05/2019 Leia mais >

Em 29 de Abril de 2019 a Receita Federal do Brasil divulgou a Solução de Consulta Interna 2, trazendo esclarecimentos a respeito da legislação de Preços de Transferência, especificamente nas operações de exportação do Suco (sumo) de laranja.
A Solução de Consulta Cosit não tem força de Lei ou de Instrução Normativa,…

Saiba quais os 3 principais desafios dos profissionais que trabalham com Transfer Pricing
05/05/2019 Leia mais >

 
Com base no que temos ouvido do mercado e através dos nossos clientes, destacamos os 3 principais desafios dos profissionais que atuam com a apuração de TP nas empresas.
Será que você se enxerga em algum desses cenários?
 
1 –…

Conheça agora as principais mudanças ocorridas nos manuais da ECD/ECF
26/04/2019 Leia mais >

 
O prazo final para entregar as obrigações fiscais ECD/ECF está se aproximando, e com ele, a necessidade de adequação às novas regras.
O contribuinte tem até o dia 31 de maio e 31 de julho para fazer as entregas correspondentes às competências do ano-calendário 2018….

Empresas que não apresentaram o Siscoserv são intimadas pela Receita Federal
18/04/2019 Leia mais >

 
Uma discussão que sempre pairou em torno do Siscoserv é referente às penalidades previstas em lei para essa obrigação acessória.
Por que devo me preocupar com o Siscoserv se não há a obrigatoriedade de informar imposto nessa declaração?
Primeiramente, precisamos entender quais são as penalidades previstas em lei para fins de Siscoserv….

Acúmulo de crédito: saiba agora como resolver esse problema
16/04/2019 Leia mais >

Acumular créditos de impostos é comum na rotina tributária das empresas.
O fluxo de compra e venda, associado aos incentivos fiscais que alguns setores possuem, são os responsáveis pelo volume de dinheiro parado nos caixas das organizações.
Encontrar estratégias para equilibrar a quantia de crédito e débito é,…