Drawback

Evite riscos e torne a gestão do regime Drawback uma estratégia vencedora

O Drawback é o regime aduaneiro especial, para suspender ou eliminar tributos sobre insumos importados para a utilização em um produto exportado. Reduz os custos de produção, aumentando a competitividade no mercado internacional.

De acordo com a Receita Federal, nos últimos quatro anos o regime Drawback correspondeu a 29% de todo benefício fiscal concedido pelo Governo Federal, porém, cerca de 25% das maiores empresas exportadoras do Brasil não aproveitam esse benefício.

Drawback

Como funciona

Para evitar os riscos e tornar a gestão do Drawback uma estratégia vencedora, nossa metodologia atua a partir de uma análise do planejamento comercial, integrando a área de Suprimentos, Produção e Engenharia para obter e analisar todas as informações da empresa de forma eficiente e segura para obter o melhor resultado do benefício.

O regime Drawback é estratégico no dia a dia das empresas. As avaliações das oportunidades que podem ser geradas promovem ganhos diretos nas importações e aumento do fluxo de caixa.

Com uma metodologia pioneira de gestão, propomos um trabalho conjunto entre empresas e seus fornecedores. Esse conceito também é uma forma inovadora de estimular a participação de toda a cadeia, a partir da divisão dos ganhos apurados em todo o processo.

Drawback

Resultados

Buscamos a maximização dos ganhos e a redução de riscos por meio do uso correto e eficiente do benefício em suas diversas modalidades.

Desde 2015, quando lançamos essa metodologia, já somamos mais de R$ 70 milhões de créditos para nossos clientes.

Dentre as vantagens que o Drawback pode trazer para as empresas exportadoras, estão:

  • Redução de até 19% no custo direto dos insumos importados, destinados à industrialização dos produtos exportados;
  • Consequente aumento da competitividade dos produtos fabricados no País;
  • Atração de novos investimentos na operação.
Simule os ganhos e benefícios
B Braun B Braun
“A Becomex nos apresentou uma metodologia de trabalho bastante eficiente o que facilitou muito a preparação de toda documentação para protocolo do ato concessório de drawback.”
tramontina

O relacionamento com a BECOMEX proporcionou para a Tramontina, conhecimento das equipes, ganhos financeiros, performance em controles, visão estratégica e diminuir significativamente os riscos fiscais.

grendene

Antes da parceria com a Becomex, a Grendene utilizava, ocasionalmente, apenas uma modalidade de Drawback, sem mensurar de fato os ganhos e considerar o benefício fiscal como item estratégico da empresa.


Não dominando totalmente as regras e o potencial do Drawback, não tínhamos todos os parâmetros para avaliar nossos resultados. Com a consultoria, ampliamos o aproveitamento do Drawback e a busca por novas oportunidades na cadeia produtiva

faurecia

O trabalho da Becomex na Faurecia é mais do que uma consultoria para maximizar os ganhos em benefícios fiscais, pois existe o acompanhamento e gestão do uso do benefício mês a mês, além do monitoramento dos números de importações e exportações

peugeot

Em parceria com a Becomex conseguimos viabilizar um Projeto que perseguíamos há anos. O sistema de monitoramento da utilização do drawback é muito eficiente e nos garante transparência no processo

michelin

Com a visão gerencial e expertise da Becomex, conseguimos identificar grandes oportunidades não aproveitadas no passado e explorar novas modalidades de drawback. Estimamos um ganho 5x superior ao realizado e com desempenho incomparável

renault

A Becomex nos auxiliou a simplificar a elaboração do Ato Concessório, além de melhorar a gestão e o uso do benefício, o que viabilizou o ganho de caixa e impacto direto na redução de custos.

RECOF-SPED impediria que o tema fosse discussão no Superior Tribunal de Justiça
27/02/2019 Leia mais >

 
 
O Drawback Suspensão e o RECOF-SPED têm como objetivo a suspensão dos tributos do insumo produtivo importado a ser incorporado no produto acabado, a utilização combinada dos dois regimes, ou ainda a utilização somente do RECOF-SPED, não levaria o tema para a discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ)….

3 dicas para simplificar a gestão do Bloco K dentro da sua empresa
09/11/2018 Leia mais >

Por Anderson Rodrigo

Afinal, o que é o Bloco K? Na teoria, é uma obrigação acessória que compõe a informação do EFD – ICMS/IPI, parte integrante do SPED. Na prática, ele é a digitalização do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque….

Calcular o Preço de Transferência uma vez ao ano é para amadores
26/09/2018 Leia mais >

Por Gustavo Valente

O controle fiscal dos Preços de Transferência existe para evitar a perda de receitas fiscais por meio das operações de comércio exterior. Toda a operação de uma empresa que tenha relação com coligadas fora do País,…

Como obter o máximo benefício do Drawback
16/08/2017 Leia mais >

Quem não gostaria de ter um grande parceiro na hora de apresentar resultados e desenvolver estratégias que definam o Drawback ideal para a empresa e maximizar os ganhos em todo o processo de produção?  As duplas dinâmicas sempre fizeram um grande sucesso e a razão é simples,…

Quer aumentar sua competitividade? Invista na Gestão de Drawback
25/04/2017 Leia mais >

Imagine que você entra em uma grande maratona com muitos competidores altamente preparados. No trajeto você vai descobrindo os detalhes que serão determinantes para a sua posição bem distante dos campeões. Agora imagine que você treinou todos os dias, comprou o tênis de corrida e teve o apoio de um Personal Trainer….

As vantagens de usar RECOF-SPED com Drawback
12/04/2017 Leia mais >

Quando você quer reduzir distâncias e procurar o melhor caminho, nem sempre o mais curto tem as melhores estradas. Outras vezes, o que parece mais rápido tem trechos em que você precisa de um 4×4, ou então seu carro não enfrenta as subidas mais íngremes….