<span>Otimização</span> CEST

O CEST - Código Especificador da Substituição Tributária tem por objetivo estabelecer uma forma de identificar as mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS, relativos às operações subsequentes. Antes do CEST, os produtos eram classificados com a NCM e uma descrição apenas.

Empresas que emitem NF-e ou NFC-e em produtos comercializados que estiverem na tabela do convênio ICMS 92/15 estão obrigadas a usar o CEST para este produto – mesmo que a operação não seja de venda ou até mesmo se o seu estado não participa da substituição tributária.

Otimização CEST

Como funciona

Nossa atuação para a classificação no CEST está fundamentada na minimização dos riscos de compliance e capacitação das equipes envolvidas. Ainda oferecemos automação desse processo, conferindo mais segurança e agilidade.

Nossa ferramenta de otimização e saneamento cadastral permite a importação de dados da empresa para o nosso portal de Gestão Tarifária para alinhar o processo com as obrigações já entregues ao governo, como SPED e XML de Notas Fiscais.

Criamos um processo de interface para que o cliente possa identificar todos os itens que precisam receber o código. Nossa ferramenta está dividida em três etapas:

Entrada: onde realizamos o cadastro de itens a partir dos arquivos SPED Fiscal dos últimos 24 meses.

Processamento: criamos o Portal da Gestão Tarifária com o módulo de otimização dos itens CEST, o que permite a escolha e o saneamento dos dados.

Saída: geramos um arquivo com todos os itens, NCM e CEST para cada um deles.

Nossa ferramenta permite o processamento dos dados importados do ERP da empresa e uma validação para a escolha correta do código.

Além disso, monitora as transações comerciais para que itens comprados e vendidos possam ser previamente identificados. Isso permite apontar erros e falhas no processo de emissão de nota fiscal.

Otimização CEST

Resultados

Nossa ferramenta soluciona a ambiguidade da tabela do código, já que é possível existir um CEST para várias NCM e, ainda, uma NCM com mais de um código válido.

Nossa equipe tem profissionais especializados e com amplo conhecimento da tabela dos códigos e das novas regras de cadastros, o que evita o risco de exposição e multas para os clientes. Afinal, os cálculos de impostos são baseados no código.

Além de evitar multas e exposição, nossa ferramenta otimiza o processo de saneamento do cadastro dos itens, muito mais controle e agilidade no processo.

DRAWBACK: Siscomex permite vincular os atos concessórios às exportações
07/05/2020 Leia mais >

Foi confirmada na notícia Siscomex-Exportação n° 023/2020 a data de liberação dos ajustes no processo de protocolo dos atos concessórios intermediários de Drawback, que irá permitir vincular os atos concessórios às exportações (DU-E): dia 17 de maio de 2020.
Processo atual Siscomex:
No processo atual de protocolo de atos concessório de Drawback Isenção Intermediário no Siscomex é necessário vincular as notas fiscais de venda dos fornecedores intermediários nas DU-E’s das empresas exportadoras,…

Prorrogação Drawback: atos concessórios de suspensão foram adiados
04/05/2020 Leia mais >

Diante da pandemia, o governo tem alterado e prorrogado prazos tributários na intenção de manter a estabilidade das empresas e garantir fluxo de caixa. A medida provisória Prorrogação Drawback foi publicada no diário oficial da União permitindo a prorrogação em caráter excepcional por mais um ano dos atos concessórios de suspensão que tenham sido prorrogados por um ano pela autoridade fiscal (SUEXT) e tenham termo em 2020….

Taxa Siscomex: STF aponta que aumento é inconstitucional
22/04/2020 Leia mais >

O Supremo Tribunal Federal confirmou, na última semana, em repercussão geral, a inconstitucionalidade da majoração da Taxa Siscomex. A discussão em si não é nova, mas esse julgamento traz uma atualização importante a favor dos importadores, especialmente no aspecto da segurança jurídica dos pedidos de restituição ou compensação….

Como lidar com o Siscoserv no cenário de crise?
14/04/2020 Leia mais >

Algumas obrigações tiveram os prazos de entrega postergados, mas não é o caso do Siscoserv até o momento. Esta é uma obrigação que tem como base o início da contratação/prestação do serviço e que possivelmente ocorreu antes da pandemia.
Diante desta situação atípica,…

Confira os novos prazos para pagamento das obrigações fiscais
07/04/2020 Leia mais >

As dificuldades causadas pela pandemia do COVID-19 colocaram como principal meta para as empresas, agora mais do que nunca, a necessidade de geração de fluxo de caixa e a redução de custos operacionais. As equipes internas que desenvolvem as atividades de gestão tributária e fiscal devem se preocupar com a saúde financeira da empresa,…

A importância do compliance e da geração de caixa no cenário de crise
Leia mais >

As dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus escancararam a importância de se ter compliance e geração de caixa nas empresas. Ainda que agora este seja um tema em alta, o time de gestão tributária, fiscal e operacional sempre buscou manter a segurança deste aspecto,…