<span>Otimização</span> CEST

O CEST - Código Especificador da Substituição Tributária tem por objetivo estabelecer uma forma de identificar as mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS, relativos às operações subsequentes. Antes do CEST, os produtos eram classificados com a NCM e uma descrição apenas.

Empresas que emitem NF-e ou NFC-e em produtos comercializados que estiverem na tabela do convênio ICMS 92/15 estão obrigadas a usar o CEST para este produto – mesmo que a operação não seja de venda ou até mesmo se o seu estado não participa da substituição tributária.

Otimização CEST

Como funciona

Nossa atuação para a classificação no CEST está fundamentada na minimização dos riscos de compliance e capacitação das equipes envolvidas. Ainda oferecemos automação desse processo, conferindo mais segurança e agilidade.

Nossa ferramenta de otimização e saneamento cadastral permite a importação de dados da empresa para o nosso portal de Gestão Tarifária para alinhar o processo com as obrigações já entregues ao governo, como SPED e XML de Notas Fiscais.

Criamos um processo de interface para que o cliente possa identificar todos os itens que precisam receber o código. Nossa ferramenta está dividida em três etapas:

Entrada: onde realizamos o cadastro de itens a partir dos arquivos SPED Fiscal dos últimos 24 meses.

Processamento: criamos o Portal da Gestão Tarifária com o módulo de otimização dos itens CEST, o que permite a escolha e o saneamento dos dados.

Saída: geramos um arquivo com todos os itens, NCM e CEST para cada um deles.

Nossa ferramenta permite o processamento dos dados importados do ERP da empresa e uma validação para a escolha correta do código.

Além disso, monitora as transações comerciais para que itens comprados e vendidos possam ser previamente identificados. Isso permite apontar erros e falhas no processo de emissão de nota fiscal.

Otimização CEST

Resultados

Nossa ferramenta soluciona a ambiguidade da tabela do código, já que é possível existir um CEST para várias NCM e, ainda, uma NCM com mais de um código válido.

Nossa equipe tem profissionais especializados e com amplo conhecimento da tabela dos códigos e das novas regras de cadastros, o que evita o risco de exposição e multas para os clientes. Afinal, os cálculos de impostos são baseados no código.

Além de evitar multas e exposição, nossa ferramenta otimiza o processo de saneamento do cadastro dos itens, muito mais controle e agilidade no processo.

Dispêndio de 2% do Regime de Autopeças Não Produzidas deverá ser efetuado até o final do mês de março
22/03/2019 Leia mais >

 
 
Empresas beneficiárias do regime ROTA 2030 já possuem diretrizes de como agir com o dispêndio de 2% para pesquisa e desenvolvimento, conforme descrito no decreto Nº 9.557/2018.
A definição foi divulgada pelo Governo Federal no último dia 20/03.
Com isso,…

Alternativas para o saving anual: descubra agora como antecipar os resultados do ano na área tributária
Leia mais >

 
 
Sua matriz global lhe pediu uma economia na casa dos oito dígitos e você não sabe o que fazer para conseguir? Não se preocupe!
O saving é uma prática comum, onde as empresas buscam economia em diversos setores, incluindo áreas tributárias e de comércio exterior….

Confira 7 dicas para entregar sua ECD sem erros
19/03/2019 Leia mais >

O prazo para as empresas realizarem a entrega da ECD (Escrituração Contábil Digital) encerra em 31 de maio. Todos os anos, as empresas enfrentam muitas dificuldades por causa da complexidade exigida por essa obrigação acessória. Mesmo com a criação do Serviço Público de Escrituração Digital Contábil (SPED Contábil),…

13 dicas de filmes (e séries) indicados pelo time BECOMEX para assistir neste carnaval
01/03/2019 Leia mais >

 
O carnaval 2019 chegou e, se você é da turma do “bloco do sofá”, que gosta de carnaval porque é sinônimo de família e descanso, preparamos um post especial para você!
Esqueça os jobs, os e-mails e desligue-se um pouco da jornada corporativa para curtir o carnaval de uma forma diferente: fazendo uma maratona de filmes e séries….

RECOF-SPED impediria que o tema fosse discussão no Superior Tribunal de Justiça
27/02/2019 Leia mais >

 
 
O Drawback Suspensão e o RECOF-SPED têm como objetivo a suspensão dos tributos do insumo produtivo importado a ser incorporado no produto acabado, a utilização combinada dos dois regimes, ou ainda a utilização somente do RECOF-SPED, não levaria o tema para a discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ)….

Bloqueio do Portal Web EFD-REINF
26/02/2019 Leia mais >

 
Foi implementado no dia 22/02/2019, pela RFB, o bloqueio do Portal Web EFD-REINf.
O bloqueio se aplica às empresas que executam suas entregas via software, mantendo sincronia entre as informações no Portal de envio e o servidor da RFB.
O bloqueio é facultativo para os contribuintes,…