<span>Transfer</span> Pricing

Transfer Pricing é uma obrigação fiscal que as empresas importadoras e exportadoras multinacionais enviam todos os anos à Receita Federal para certificar que cada empresa deixou resultado no Brasil ao invés de enviá-los para suas matrizes em outros países ou paraísos fiscais.

Idealizado por meio da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). É uma espécie de controlador de preços entre transações de importação e exportação de empresas do mesmo grupo, em contraponto ao mercado, garantindo a uniformidade entre eles. Seu resultado pode impactar no aumento da base tributária e na geração da ECF.

Transfer Pricing

Como funciona

Desenvolvida pelo nosso time, a nossa ferramenta de gestão do Transfer Pricing, o Transfer Price Manager, foi vencedor do Prêmio Confeb – Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro – por dois anos consecutivos (2016 e 2017).

Realizamos um correto e seguro diagnóstico das operações de importação e exportação sujeitas ao controle de preços de transferência dos nossos clientes, gerando análises dos registros do comércio internacional de cada empresa, incluindo o processo produtivo no caso de insumos importados, operações de commodities, ativos, serviços e juros sobre contratos financeiros.

Além disso, o Transfer Price Manager possibilita a carga eletrônica de dados, a partir dos ERPs, Sistemas Fiscais de mercado e de outras obrigações como os SPED Fiscal e arquivos XML, com apresentação de cenário e simulações. Nosso processo garante ainda, auditorias internas e externas com o objetivo de obter mais rastreabilidade de todos os cálculos realizados.

Não deixamos os cálculos de TP apenas para o final do ano. Nossa metodologia permite observar e monitorar esses números de janeiro a dezembro. Assim, evitamos a perda de tempo com informações que não batem e retrabalhos de última hora que afetam diretamente o resultado da empresa.

Medimos o TP dos nossos clientes com a mesma “régua do fisco”, alinhando os dados com as ERP’S e Sistemas de Gestão Fiscal. Nosso software de TP garante a integração rápida e precisa, acelerando o cálculo para que a equipe consiga entender o resultado de forma analítica, com relatórios, avisos de inconsistências e gráficos de tendência de ajuste por produto.

Transfer Pricing

Resultados

O Transfer Price Manager não é apenas um software.  A equipe de especialistas da Becomex trabalha em conjunto com as áreas envolvidas, dentro das empresas, para desenvolver um projeto abrangente, estratégico e seguro.

Essa gestão com acompanhamento mensal torna possível ajustar as médias e ainda, utilizar um forecasting de compra e venda para projetar os possíveis cenários. Nossa gestão personalizada do TP garante segurança aos nossos clientes e proporcionam mais qualidade e compliance das informações.

A partir de cálculos parciais, é possível identificar oportunidades para se diminuir ajuste através de aplicação de novos métodos, estratégias de balanceamento de margens e outras ações junto a área comercial, suprimentos, logística, comércio exterior, financeira, custos e produção. A partir desse ponto o controle de preços de transferência deixa de ser operacional e passa a se tornar estratégico.

Oportunidade de economia tributária que apenas a expertise de profissionais com vasto conhecimento do setor e o apoio de um software como o Transfer Price Manager podem oferecer.

michelin
Os cálculos de preços de transferência (TP) eram realizados por amostragem para fins de auditoria, mas hoje temos com o Transfer Price Manager a apuração de 100% da base de cálculo. A Becomex nos oferece a precisão necessária para análises, gestão segura e planejamento tributário com a excelência que buscamos.
Auditoria eletrônica padrão RFB
Auditoria eletrônica padrão RFB
Calcule o Cenário Real
Calcule o Cenário Real
Cálculo 100% Rastreável
Cálculo 100% Rastreável
Integração com ERPs
Integração com ERPs
Simulação do Forecast
Simulação do Forecast
Conheça as 14 principais alterações nas regras de preços de transferência 2019
15/02/2019 Leia mais >

 
Já estão disponíveis para consulta as novas regras de preços de transferência de 2019. A Instrução Normativa RFB nº1870, que altera a Instrução Normativa RFB nº 1.312, de 28 de dezembro de 2012, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 30 de janeiro,…

3 dicas para simplificar a gestão do Bloco K dentro da sua empresa
09/11/2018 Leia mais >

Por Anderson Rodrigo

Afinal, o que é o Bloco K? Na teoria, é uma obrigação acessória que compõe a informação do EFD – ICMS/IPI, parte integrante do SPED. Na prática, ele é a digitalização do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque….

O que procurar no parceiro estratégico para fazer a gestão do Preço de Transferência na minha empresa?
05/11/2018 Leia mais >

Um parceiro ideal é tudo que você precisa para sair ganhando nessa verdadeira batalha que as empresas travam com a Receita Federal com objetivo de cumprir todas obrigações e atender as demandas do Fisco diante de um calendário fiscal apertado e cheio de compromissos….

Por que contratar um parceiro estratégico para ajudar na gestão do Preço de Transferência e do IRPJ?
14/10/2018 Leia mais >

Quando você pensa em contratar uma consultoria fiscal bate logo aquela dúvida: o que eu vou fazer com minha equipe? Qual será meu papel nesse novo modelo? Para completar ainda é preciso encontrar os motivos e justificar o investimento na contratação de uma equipe externa para ajudar a área fiscal e tributária,…

Preço de Transferência: sobrecarregar a equipe ou fazer a gestão com um parceiro estratégico?
07/10/2018 Leia mais >

Vamos começar esse texto quebrando um tabu que existe há anos no mercado: parceiros estratégicos não substituem equipes internas. A palavra-chave aqui é parceria. Quando abordamos um tema complexo como a gestão correta e otimizada do Preço de Transferência, as multinacionais com filiais no Brasil têm duas opções:

Tratá-lo apenas como obrigação acessória: fazendo a apuração somente quando chegar a hora de fazer a declaração do Imposto de Renda….

Passo a passo: como organizar a gestão integrada de IRPJ e Preço de Transferência?
30/09/2018 Leia mais >

As empresas que geram resultado devem realizar internamente a apuração mensal do seu Imposto de Renda. Mas o que nem todos sabem é que o Transfer Pricing ou Preço de Transferência pode impactar sobre ao valor em tributos a serem recolhidos pela Receita Federal caso a sua área contábil,…