Optar pelo regime Ex-Tarifário é uma estratégia capaz de aumentar consideravelmente a competitividade de uma empresa. Em um período de crise econômica como o que atravessamos, quem investe com sabedoria tem mais chances de se destacar dos concorrentes. Com o mercado em retração, é necessário explorar rotas alternativas para sobreviver no mercado. Saber como aproveitar a redução da alíquota do imposto de importação é um trunfo para qualquer empresa.
Trabalhar em parceria com uma consultoria especializada em governança tributária e com as melhores práticas para agregação de valor através do uso dos benefícios fiscais pode ajudá-lo a destrinchar todas as possibilidades de redução das alíquotas do imposto de importação. Neste post, abordaremos algumas boas práticas que podem fazer a diferença na hora de lidar com o Ex-Tarifário.
Planejamento de compras e logística
Alguns pontos devem ser observados para que seja possível tirar o melhor proveito do Ex-Tarifário. Tudo começa pelo planejamento. É imprescindível saber onde a empresa quer chegar ao pleitear o benefício. A partir daí, monta-se um plano de ação para executar esse objetivo. Uma consultoria especializada pode ajudar as empresas a identificar as melhores possibilidades de redução de custos, já que muitas organizações deixam passar boas oportunidades de explorar a redução do imposto de importação e não se dão conta disso.
O planejamento de compras com o Ex-Tarifário deve ser levado em conta. Antecipar os passos futuros é essencial para que os pleitos sejam realizados em tempo hábil. Lembre-se que, como o regime de redução das alíquotas do imposto de importação é especial, o desembaraço é mais demorado do que o de produtos importados sem os benefícios. Muitas vezes a empresa não se planeja bem, causando atrasos logísticos.
Sintonia entre as áreas para reduzir o imposto de importação
Por vezes, uma área se concentra em um produto que poderia render uma economia de R$ 20 mil em um Ex-Tarifário, deixando de lado outro que poderia resultar em uma economia de R$ 200 mil, por exemplo. Ou o departamento faz o pleito de um item, mas não considera outros três que poderiam entrar no regime que oferece redução de imposto de importação. Uma consultoria pode fazer a ponte entre as áreas ou apoiar na tomada de decisão de mercadorias que poderão ser importados.
Descrição dos itens do Ex-Tarifário
Os cuidados com a descrição dos itens que serão beneficiados pelo regime que reduz o imposto de importaçãodevem ser redobrados. O pleito do Ex-Tarifário deve estar sempre bem fundamentado para que tenha chances de ser deferido pelo governo. Lembre-se que a justificativa para a solicitação precisa ser feita de forma criteriosa.
O Ministério do Desenvolvimento leva diversos fatores em conta para a aprovação de um pleito. A finalidade do item é um dos pontos decisivos para o seu deferimento. Se a peça for usada no maquinário de uma nova linha de produção ou de um novo equipamento que aumentará a competitividade do Brasil, sua relevância é maior.
O regime Ex-Tarifário existe para ser utilizado. No entanto, a empresa tem que estar bem orientada para aproveitar ao máximo as vantagens de um imposto de importação reduzido.
Quer identificar as suas oportunidades de redução de custos? Preencha o formulário que entramos em contato
Deixe seu comentário