Sabemos que as regras do IRPJ são complexas. Há mais de mil artigos que dispõem sobre procedimentos fiscais. Além disso, a própria lei gera muitas interpretações diferentes, sendo preciso ler as entrelinhas para fazer uma gestão correta do IRPJ.
Esse cenário complexo abre caminho para constantes erros da ECF. Até mesmo a fase de retificação da ECF gera dúvidas ou não é tratada com a devida importância. Diante disso, a pergunta que muitas empresas fazem é: como organizar os processos para a gestão de ECF e impostos diretos?
Uma das respostas está na aplicação de uma ferramenta que possa sistematizar o armazenamento de dados, as etapas de validação e de cruzamentos com demais obrigações acessórias enviadas ao governo.
IRPJ Manager: faça diferente daqui em diante
É possível fazer diferente na próxima entrega da ECF. É isso o que queremos mostrar para as empresas que ainda enfrentam dificuldades na gestão do IRPJ e impostos diretos, que realizam apurações em cima da hora e se desdobram para corrigir falhas.
Invista no compliance! Por que não trabalhar as apurações mês a mês, validar tecnicamente os dados e aplicar um plano de ação em caso de falhas?
Precisa de ajuda para esse acompanhamento? Nós fazemos isso para você, ou te ensinamos como fazer.
Saiba mais sobre o sistema IRPJ Manager.
ECD e ECF juntas, sem problemas de validação
Muitas empresas, por não terem um sistema especializado, trabalham primeiro a ECD, fazem as validações pelo PVA e migram os dados para a ECF. No entanto, já falamos sobre as divergências entre ECD e ECF. Pelo IRPJManager, há a possibilidade de fechar a ECD – seguindo todas as regras do Fisco -, validar pelo PVA e, ao mesmo tempo, validar na ECF. Ou seja, não é necessário fazer ajustes no sistema.
Entrega no prazo e sem riscos
A realidade de boa parte das empresas é fechar a ECF apenas para cumprir o prazo de entrega e evitar a multa por atraso. Com isso, etapas essenciais para garantir o compliance são deixadas de lado, como o cruzamentos de informações com outras obrigações.
Ao aplicar um sistema especializado, é possível pensar a obrigação mês a mês, além de checar inconsistências antes mesmo da entrega, a partir de informações já entregues ao governo, como Sped fiscal, Sped contribuições e o próprio IRPJ.
Mais eficácia em menos tempo
Tempo é precioso e cada vez mais difícil de ser gerenciado. Ao contar com o sistema IRPJ Manager, a empresa dedica menos horas para cumprir as obrigações. Afinal, são realizadas consultas ao banco de dados do governo e a análise técnica é feita pela equipe da Becomex. O principal papel do cliente é analisar as sugestões da consultoria.
Não adianta fugir do IRPJ, ECD e ECF. Erros e atrasos geram multas e aumentam o nível de exposição fiscal das empresas. Mas saiba que é possível, sim, mudar a visão sobre essas obrigações para que elas não sejam uma dor de cabeça a cada ano.
Leave a Comment