Parecia impossível fechar o ano de 2020 citando palavras positivas, em meio a um dos períodos mais conturbados da história do Brasil e do mundo. Mas fiz um balanço sobre isso e constatei o quanto fez sentido na Becomex a frase do poeta e cineasta francês Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Isso porque, registramos no período uma expansão de 30% sobre os resultados de 2019.
Percebi que, se há um jeito perfeito de avaliar o brilhantismo de uma equipe é encarando de frente uma crise severa e sem precedentes e finalizando o ano com a inequívoca certeza de vitória.
Durante o ano de 2020 não demitimos, não reduzimos salários e até antecipamos o bônus. E para este ano de 2021 vamos ampliar o time, que posso assegurar, deixando a modéstia de lado, são especialistas de alta performance.
Transformamos um período que prometia ser perdido em um ano de negócios positivamente extraordinário, com uma atuação forte nos Regimes Especiais como os Drawback Isenção, Drawback Suspensão e Drawback Intermediário, que tradicionalmente é o nosso carro-chefe.
O extraordinário crescimento observado no ano passado merece especial menção a dois de nossos serviços: o Recof, com cerca de dez novas contas e o Trade Compliance, com um resultado superior a 100%.
Ingressei em 2020 como CEO da empresa no fechamento de um ciclo de cinco anos. E em 2021 iniciamos um novo, para o qual estimamos investimento total na casa dos dez milhões de reais, tanto para manter o que foi conquistado, como também para ampliar ainda mais os horizontes e alcançar o crescimento planejado e confirmar que estamos no caminho certo.
Esse novo ciclo prevê um crescimento exponencial dos negócios. Nosso Comitê de Gestão de Crise da Pandemia, com agendas diárias focadas nos princípios “Olhar as Pessoas” e “Olhar o Negócio” vai seguir inovando de maneira propositiva buscando sempre oferecer serviços de alta qualidade com a máxima segurança para todos os envolvidos.
Em 2021 planejamos a área de Inovação de Negócios e os segmentos Automotivo, Óleo e Gás e Agronegócio são o nosso grande foco, sem deixar de lado as oportunidades nos outros importantes segmentos da economia.
Com eles planejamos quatro vetores principais de atuação para um crescimento projetado de 30% sobre 2020, sempre olhando toda a cadeia produtiva: Recof/Repetro, Trade Compliance, Business Collaboration Chain e Drawback Intermediário.
Em 2021 continuamos com a tarefa de gerir os tributos e o claro objetivo de reduzir custos, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a competitividade dos nossos clientes. Tudo isso com alta dose de tecnologia.
Novos negócios vão preparar a Becomex para um novo patamar durante o ano de 2021. Destaco três: Drawback Digital, Inteligência Competitiva e investimento e expansão no Trade Compliance.
Com o Drawback Digital vamos atender as pequenas e médias empresas, para ajudá-las a melhorar suas performances com resultados mais positivos em regimes especiais. Com a Inteligência Competitiva, nossa análise de dados estratégica vai direcionar os clientes para uma melhor leitura dos seus negócios num ambiente muito dinâmico. E com o investimento e expansão no Trade Compliance, visaremos continuar a alavancar as oportunidades e ofertas atuais, bem como desenvolver novas ofertas, como o catálogo de produtos, DUIMP e OEA – Operador Econômico Autorizado.
Este resultado planejado será alcançado com as nossas operações no Brasil, mas estamos preparados para oportunidades em outros mercados, principalmente na região do Mercosul. Tudo isso com muito otimismo.
*Marcos Bregantim é o CEO da Becomex. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Análises de Sistema pela FASP e MBA em Marketing de Serviços pela FIA. Bregantim tem mais de 30 anos de experiência, com passagens por empresas de diversos setores, incluindo multinacionais. O executivo é responsável por consolidar a atuação da empresa em regimes especiais por diversos segmentos e manter o crescimento da Becomex, garantindo que todas os setores da empresa funcionem seguindo o propósito institucional.