Você já deve ter ouvido falar nas mudanças da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais). Obrigação acessória vinculada ao “Projeto SPED”, esse é um tema cada vez mais falado no dia a dia das empresas. E não estamos falando só das áreas fiscal e tributária.
Com a data para a entrega para o segundo grupo composto por empresas cujo faturamento foi inferior a R$ 78 milhões em 2016 mais próxima, as pesquisas no Google sobre o tema ficaram ainda mais frequentes. Mas como eu posso me preparar para aproveitar toda as oportunidades que a obrigação EFD-Reinf me proporciona? Veja nas dicas que separamos a seguir:
1- Envolva toda a empresa no processo
Todos os setores da corporação devem estar alinhados e seguir pelo mesmo caminho, entendendo o início e fim do processo. A EFD-Reinf não pode ser única e exclusiva responsabilidade da área fiscal e tributária. É fundamental que se faça o mapeamento e a capacitação de todos as áreas que estão ligadas à contratação de serviços dentro da companhia. Dessa forma, todos poderão colaborar com diferentes informações, participando do processo de recolhimento de dados da melhor forma possível. Sem isso, não há nem por onde começar!
2- Não deixe para a última hora!
Conferir os cadastros da empresa, os ativos, o cruzamento de dados com outras obrigações enviadas ao Fisco, os códigos dos serviços prestados e/ou tomados etc. Tudo leva tempo! E não adianta só cumprir o prazo de entrega do Fisco, você precisa de planejamento e estratégia para assim reduzir custos com multas e juros, além de encontrar novas oportunidades as quais nem imaginava como, por exemplo, a revisão dos serviços contratados que proporciona um sinal mais claro para obtenção de créditos e redução de carga tributária, com compliance, planejamento tributário e sem exposição da empresa.
3- Adote o uso da tecnologia nos processos
Por três motivos muito simples: agilidade, praticidade e segurança. Ela não vai substituir a mão de obra, mas vai facilitar os processos manuais dando mais tempo para os profissionais da área fiscal e tributária trabalharem de forma muito mais analítica e estratégica. Uma boa solução tecnológica pode fazer o levantamento e organização de todas as informações, além do controle seguro das notas fiscais e outras informações que foram ou não declaradas ao Fisco em um processo automatizado que evita divergência e facilita no cruzamento de dados.
Lembre-se: a conformidade e cruzamento das informações, por meio das análises das notas fiscais de prestação e contratação de serviços, retenções vinculadas a pagamentos diversos e ainda uma série de dados específicos como patrocínios, são prioridade no processo.
4- Faça o levantamento e confirmação de todas as informações periodicamente
A obrigação exige as informações sobre os serviços contratados e prestados pelas corporações, com as retenções de IR, PIS, COFINS, Contribuição Social e INSS. Porém, na primeira fase, o único imposto obrigatório é o INSS, mesmo assim o controle total desses dados é fundamental, lembrando que ainda temos a obrigatoriedade da entrega da DIRF no caso dos outros tributos.
Outro ponto: você está no grupo certo? O seu faturamento foi realmente inferior aos R$ 78 milhões em 2016? Existem empresas que tentaram fazer a entrega em junho/2016 e o Fisco recusou, pois deixaram o cruzamento com a ECF entregue em 2016 para a última hora e foi constatado um faturamento abaixo do valor limite. Por isso, atenção!
Caso tenha dúvidas sobre os critérios usados pela Receita Federal para definir quais são as empresas do primeiro e do segundo grupo para entrega do e-Social e da EFD-Reinf, no nosso site tem um artigo bastante interessante sobre o tema.
5- Procure um parceiro estratégico
Ser responsável por uma obrigação complexa como a EFD-Reinf, que envolve serviços prestados e tomados, requer grande disponibilidade pelo excesso de demanda. Uma boa dica é contar com um parceiro que irá agilizar os processos manuais com a aplicação de tecnologia e ainda colaborar estrategicamente com a equipe trazendo outra visão de mercado.
Quer saber como implementar essa metodologia dentro da sua empresa? Fale com a gente através do e-mail marketing@becomex.com.br.
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