O comércio exterior brasileiro está passando por uma transformação significativa com a implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP) e o Novo Processo de Importação (NPI). Recentemente, a Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) divulgaram um cronograma arrojado para outubro de 2024. Com um prazo mais curto do que o esperado, as empresas têm menos de um mês para se adaptar a essas novas exigências, e ainda existem muitas dúvidas de como percorrer esse caminho de migração para a DUIMP com mais eficiência.
A partir de outubro, todas as importações marítimas e cargas sob regimes especiais que não necessitam de Licenças, Permissões, Certificados e Outros documentos (LPCO) deverão ser registradas exclusivamente por meio da DUIMP através do Portal Único. Este período de migração, que se estende até dezembro de 2024, exige uma rápida adaptação tecnológica para garantir a conformidade e a eficiência operacional.
Microfaseamento da DUIMP
O cronograma detalhado do microfaseamento da DUIMP é dividido em várias etapas. Confira abaixo:
Para São Paulo, temos um prazo diferente para RECOF, que foi divulgado pela Sefaz/SP na primeira semana de setembro:
Transformação tecnológica como aliada na migração para a DUIMP
A transição para a DUIMP representa um desafio significativo, mas também uma oportunidade para modernizar e otimizar os processos de importação. A DUIMP é um documento eletrônico que centraliza todas as informações necessárias para a importação.
O Catálogo de Produtos, um módulo do Portal Único, permite aos importadores cadastrar os produtos importados e utilizar esse cadastro ao registrar uma importação via DUIMP. Isso melhora a qualidade da descrição dos produtos, facilita a fiscalização e a gestão de riscos, promovendo maior agilidade e segurança na classificação fiscal.
A tecnologia do Grupo Becomex, especialmente através da Narwal, é fundamental para auxiliar as empresas nesse processo, e vamos mostrar o porquê.
Como o Grupo Becomex pode facilitar a migração para a DUIMP com eficiência
Com ajuda da nossa inteligência artificial Diana, desenvolvida pelo Grupo Becomex e integrada ao sistema Narwal, automatizamos em até 80% o preenchimento dos atributos para o Catálogo de Produtos, agilizando o processo e garantindo performance, assim como o cumprimento dos prazos estabelecidos pela Receita Federal do Brasil.
O Narwal, já integrado ao Siscomex, está adequado à DUIMP para enviar declarações ao Portal Único. Ele oferece funcionalidades como tracking em tempo real, análise detalhada dos dados da operação com o Power BI, gestão visual das etapas do processo e integração com ERP. Com o Narwal, é possível reduzir custos operacionais e ampliar os embarques de forma inteligente e estratégica.
Além disso, um time de especialistas trabalha em conjunto com o time do cliente para refinar informações e formatar 100% da base de cadastros dos produtos.
Impacto do Portal Único na economia nacional
O Portal Único visa reduzir os tempos médios do comércio exterior no Brasil em torno de 40%, com o tempo médio para exportações passando de 13 para 8 dias e para importações de 17 para 10 dias, alinhando o Brasil aos padrões da OCDE. Espera-se que o Novo Processo de Importação, quando 100% implementado, gere um acréscimo de 13,8 bilhões de dólares no PIB, alcançando 74,9 bilhões de dólares em 2030.
Esteja à frente das mudanças! Com o Grupo Becomex, sua empresa pode revolucionar a operação de importação, transformando desafios em oportunidades e garantindo um futuro mais eficiente e competitivo no mercado global.