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Sua matriz global lhe pediu uma economia na casa dos oito dígitos e você não sabe o que fazer para conseguir? não se preocupe!
O saving é uma prática comum, onde as empresas buscam economia em diversos setores, incluindo a área tributária e de comércio exterior. A busca por esta economia requer um olhar estratégico das empresas, analisando detalhadamente a legislação vigente, identificando assim as possibilidades de ação.
É possível obter economia, tanto evitando autuações fiscais, quanto recuperando impostos, a exemplo do Reintegra, que permite a solicitação de créditos tributários sobre uma parcela das exportações e das vendas realizadas para a Zona Franca de Manaus (conforme entendimento em recentes decisões judiciais).
No entanto, a impossibilidade de analisar detalhadamente a legislação faz com que 13% das exportadoras do Brasil não conheçam o programa, deixando de receber um valor que lhes é de direito, impactando a geração de caixa e, consequentemente, competitividade no mercado.
Saiba agora quais medidas você pode tomar para proporcionar a economia que precisa.
Mas como economizar o valor que foi pedido?
É isso que iremos lhe mostrar ao longo do texto, pois a medida vai além da redução de custos. Ela percorre por uma análise interna e externa da empresa, inclusive da equipe que fará parte do projeto.
Analise sua equipe
Os departamentos fiscal e tributário de sua empresa precisam conversar. A sinergia obtida entre eles permite que todas as informações se encontrem.
Isso evitará ou detectará qualquer espécie de inconformidade que possa ocorrer.
Verifique se a sua equipe possui profissionais com múltiplas especialidades. Se eles têm visão interna e visão de mercado. Se conhecem o olhar da Receita.
Acompanhe o calendário fiscal
O planejamento tributário de uma empresa faz toda a diferença. No calendário fiscal estarão disponíveis todos os prazos definidos pela Receita Federal e todas as mudanças que tenham ocorrido.
Acompanhar o calendário significa evitar inúmeras falhas, como perder prazos, programas de parcelamentos federais e estaduais, tributar algum produto ou serviço erroneamente dentre outros riscos.
Por isso, tenha uma equipe que esteja sempre atualizada.
Faça uma “fotografia” das operações da sua empresa
Fotografar as operações da sua empresa significa olhar para ela com o intuito de identificar todas as oportunidades de economia que ela pode oferecer.
Com isso, você precisa analisar desde os produtos que você compra e vende até a maneira como recebe e como entrega esses produtos. É saber se a troca de um produto ou fornecedor seria mais rentável.
Saiba quanto você paga de imposto e se existe a possibilidade de pagar menos. Verifique se é possível recuperar algum imposto que já tenha sido pago.
Analise o comportamento dos impostos
Diariamente sua empresa faz transações de compra e venda que geram débitos e créditos de impostos. Analise quantos impostos sua empresa paga ou acumula em cada uma dessas transações e como esse saldo pode impactar diretamente nos seus negócios.
Identificar se há créditos acumulados lhe permite estudar a maneira de utilizar esses créditos ou recuperá-los.
Com essa recuperação você passará a ter um valor que você não estava esperando ou calculando.
Por outro lado, avalie se o pagamento dos impostos está elevado, para que você possa buscar na legislação alternativas que possam equalizar estes valores.
Evite autuações fiscais
Diminuir os riscos de ser autuado pode gerar um caixa de maneira indireta para a sua empresa, apesar de não ter dinheiro entrando. O fato de o dinheiro não sair para pagar multas já é uma economia.
Uma forma de você calcular o impacto disso no dia a dia da organização é fazer um levantamento de todas as multas que já foram pagas e analisar o que poderia ter sido feito com o valor correspondente.
Tenha sistemas eficientes
Juntamente com a definição do valor a ser economizado no ano, é preciso definir em quanto tempo essa economia será realizada. Quanto você quer obter e em quanto tempo você deseja obter?
Se você faz tudo manualmente ou utiliza softwares defasados ou que apresentem falhas, você levará um tempo. Se o seu sistema for o mais atualizado, o tempo será outro.
Muitas vezes, para solicitar a recuperação de um imposto é necessário fazer o levantamento de documentos emitidos há mais de 4 anos. Como fazer esse levantamento de forma ágil tendo um sistema defasado?
E então, agora que você já sabe tudo o que precisa fazer para promover o saving anual, você está preparado para a ação?
A sua empresa possui ferramentas adequadas para este desafio?
Sua equipe está preparada para superar as expectativas da sua matriz?
Se não estiver, não tem problema, entre em contato conosco e descubra como a Becomex pode lhe ajudar.