Algumas empresas ainda não estão atentas à importância da criação de subcontas nos planos de contas. O que acontece, afinal, se as regras não foram cumpridas? Simples: se a empresa não tiver subcontas, está sujeita a tributar esses valores, perdendo a chance de torná-los dedutíveis.
Os planos de contas criados a partir de 2015 precisam, portanto, incluir o controle por subcontas, que são reguladas pela Lei 12.973/2014. Falamos sobre as novas regras contábeis em uma série de posts. Depois de conferir nossos conteúdos, que tal acessar o Guia para ver se a sua empresa está pronta para criar subcontas sem riscos? Além das questões operacionais, é essencial compreender as regras da lei em vigor, especialmente as que se referem aos ajustes ao valor presente e valor justo, para não cair em armadilhas e sofrer penalidades.
Um dos desafios de criação das subcontas é o registro dessas diferenças. As subcontas criadas para registro das diferenças positivas e negativas de ativo e passivo nos planos de contas devem ser analíticas e englobar os lançamentos contábeis das diferenças em último nível. Temos, ainda, a aplicação de subcontas em AVJ e AVP.
Todos esses processos dentro da contabilidade devem ser seguidos, pois impactam a base de cálculo de impostos, como o IRPJ. O cumprimento da lei em vigor torna-se um desafio, pois a prestação de contas é realizada no ano seguinte. Sendo assim, é necessário um controle efetivo do histórico da empresa. Como os planos de contas com subcontas também fazem parte da geração da ECD e ECF, esse tema não pode ser menosprezado pelas empresas. Dados não validados exportados ao sistema do governo podem gerar inconsistências e riscos perante o Fisco.
Com tantas correlações entre planos de contas, subcontas, cálculo de impostos e entregas de escriturações, é hora de organizar os processos dos setores contábil e fiscal e buscar o compliance para minimizar a exposição fiscal. Nosso Guia dá esse direcionamento, no entanto, sabemos que nem sempre as empresas contam com um time especializado, afinal, é alto o custo de se manter um profissional ou uma equipe dedicados 100% a análises, conciliações entre relatórios de departamentos e estudo de cenários. Por isso, além de baixar nosso material, conheça a ferramenta IRPJ Manager.
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