+55 11 2364-2199
  • CUSTOMER AREA
BecomexBecomexBecomexBecomex
  • BECOMEX GROUP
    • ABOUT US
    • PARTNERSHIPS
    • PRESS ROOM
    • INFORMATION SECURITY AND DATA PROTECTION
    • NARWAL
  • TECHNOLOGY SOLUTIONS
    • SPECIAL REGIMES
    • GLOBAL TRADE
    • STRATEGIC TAX
    • RISK MANAGEMENT
    • NARWAL SYSTEMS
  • SEGMENTS
    • AUTOMOTIVE
    • AGRIBUSINESS
    • NATURAL RESOURCES AND ENERGY
    • CHEMICAL AND PETROCHEMICAL
    • ELECTRONICS
  • CONTACT
    • CONTACT US
    • OFFICES
  • Language: English
    • Português do Brasil Português do Brasil
    • English English
    • Español Español
Next Previous

(Português do Brasil) Indústria automotiva no Brasil: desafios econômicos em 2022

Becomex 26 April, 2022

Indústria automotiva em 2022: desafios econômicos e sociais no Brasil

Ao longo deste primeiro trimestre de 2022, muito se discutiu acerca dos desafios da indústria automotiva no Brasil frente aos recentes – e imprevisíveis – obstáculos que se apresentaram à nível global.

A crise dos semicondutores, (consequência da pandemia Covid-19 e, posteriormente, agravada pela variante ômicron) e os efeitos desastrosos do recente da guerra entra Rússia e Ucrânia afetaria, ainda mais, o setor já tão fragilizado.

Diante deste cenário de grandes incertezas, este artigo visa realizar uma retrospectiva, olhar para os números e analisar os próximos passos da indústria automotiva no Brasil

De olho no mercado nacional

Embora a indústria automotiva nacional tenha se recuperado um pouco em março deste ano (emplacando 146,8 mil unidades) em relação ao mês anterior (132,3 mil veículos), ainda assim, no trimestre, a queda foi pesada em relação ao mesmo período do ano passado: -23,2%. Isso porque a expectativa era de uma leve melhora neste ano em decorrência do abrandamento da pandemia.

De janeiro a março deste ano o mercado nacional absorveu 405,7 mil veículos. No mesmo trimestre do ano passado, com pandemia em curso, foram licenciados 527,9 mil automóveis. É certo que, com exceção do mercado chinês, que registrou crescimento de apenas 0,5% neste primeiro trimestre quando comparado com janeiro a março do ano passado, todos os grandes mercados mundiais tiveram quedas.

Veja as quedas deste trimestre dos principais mercados automotivos

EUA, 15,3%;

Japão, 16,3%;

Coréia do Sul, 14%;

França, 17,3% e

Alemanha, 4,6%.

No Brasil, a situação do mercado automotivo está particularmente crítica. A média diária de licenciamentos não passou de sete mil unidades neste ano. A média de vendas diárias no ano passado foi de 8,5 mil veículos. Mas as montadoras instaladas por aqui precisam de uma média diária bem acima disso para que o negócio seja sustentável.

Com inflação e desemprego em níveis elevados, juros altos e queda acentuada do poder aquisitivo da população, o alerta vermelho está aceso novamente desde o final do ano passado. Soma-se ao problema o fato de as montadoras já terem anunciado que não têm mais como produzir veículos populares até mesmo porque exigências ambientais e de segurança forçam, naturalmente, o emprego de tecnologias mais avançadas e, obviamente, mais caras.

E tem, ainda, a forte pressão dos custos dos insumos que aumentaram brutalmente durante a pandemia. Ou seja, carro novo, mesmo os mais básicos, ficaram mais distantes da classe média. Por isso os desafios de toda cadeia automotiva nacional são imensos.

Desafios antigos que se fazem presentes

O Brasil é o grande hub de produção automotiva da América do Sul, mas a região, em si, representa um volume baixo para as fabricantes em comparação com as demais regiões do planeta: segundo dados da Anfavea, dos mais de 77 milhões de veículos produzidos em todo o mundo no ano passado, na América do Sul (entenda Brasil e Argentina) foram produzidos pouco mais de 2,6 milhões de automóveis.

Além de engenharia criativa e fortes investimentos para modernização do parque industrial, montadoras, sistemistas e fabricantes de autopeças instalados no Brasil precisam lidar com um mercado instável e, a cada quatro anos, com novas incertezas sociais em razão de disputas políticas cada vez mais polarizadas e sempre apontando caminhos radicalmente distintos.

Razão pela qual, cada vez mais, também se torna necessário ter muita inteligência tributária estratégica para conseguir lidar e driblar o complexo sistema tributário brasileiro.

Marcos Gonzalez – Diretor do segmento automotivo da Becomex.

CATEGORIES

  • Acordos Bilaterais
  • Agronegócio
  • Análise de Benefícios Fiscais
  • Ato Concessório Drawback
  • Atos Concessórios
  • Automotivo
  • Autuação Fiscal
  • Autuações de Drawback
  • Benefício Fiscal
  • Benefício Fiscal & Exportação
  • Benefício Fiscal para Indústria
  • Bloco K
  • CEST
  • Classificação Fiscal
  • Classificação Fiscal de Mercadoria
  • Classificação Fiscal NCM
  • Código especificador da Substituição Tributária
  • Compliance
  • Compliance de Processos Fiscais
  • Consultoria de Drawback
  • Consultoria Tributaria
  • Conteudo Educativo
  • Controle de Subcontas
  • Covid-19
  • CPC02
  • Creditos Tributarios
  • Demanda Fiscal
  • Desoneração Tributária
  • Destaque
  • Dicas
  • DIPJ
  • Drawback
  • Drawback Direto
  • Drawback Integrado
  • Drawback Intermediário
  • Drawback Isenção
  • Drawback Isenção Web
  • Drawback Mercado Interno
  • Drawback Suspensãoo
  • DUIMP
  • ECD
  • ECF
  • EFD-REINF
  • Energia e Recursos Naturais
  • Entrega da ECF
  • Entrega ECF
  • Escrituração Contábil Fiscal
  • Estrutura para Gestão do Drawback
  • Ex-Tarifário
  • Exportação para Indústrias
  • Exportaçães
  • Gestão do Drawback
  • Gestão Tarifária
  • Gestão Tributária
  • ICMS
  • Imposto de Importação
  • Incentivo Fiscal
  • Indústria Automotiva
  • Inteligência Fiscal
  • Intimação de Drawback
  • IRPJ
  • IRPJ Manager
  • Legislação Siscoserv
  • Modalidades de Drawback
  • Moeda Funcional
  • Montadoras
  • NCM Automotivo
  • NCM de Produtos
  • NCM nas Notas Fiscais
  • NCM Válida
  • News
  • Notas Fiscais
  • O&G
  • Obrigações Acessórias
  • OCDE
  • OEA
  • Oportunidades em Isenção
  • PIS/COFINS
  • Planejamento Fiscal e Tributário
  • Planejamento Tributário
  • Plano de Contas
  • Preço de Transferência
  • Problemas Fiscais
  • Programa Siscoserv
  • RECOF-SPED
  • Recuperação de impostos
  • Recuperação de Tributos
  • Redução de Imposto de Importação
  • Regime Aduaneiro Especial
  • Regime de Drawback
  • Regime Especial
  • Regime Ex-Tarifário
  • Registro Siscoserv
  • Reintegra
  • Reintegra Exportação
  • Repetro Industrialização
  • Retificação da ECF
  • Risco Tributário
  • Segurança da Informação
  • Sem categoria
  • Siscomex
  • Siscoserv
  • SPED
  • SPED Contábil
  • SPED Fiscal
  • Suspensção de Impostos
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Transfer Pricing

  • You may also like

    Vídeo – Gestão Tarifária – Ex-Tarifário

    Read now
  • You may also like

    Vídeo – Webinar Recof-Sped x Drawback

    Read now
  • You may also like

    O Reintegra será prorrogado, mas como está o seu uso?

    Read now
  • You may also like

    5 Dicas que farão a diferença na hora de apurar o Reintegra

    Read now
  • You may also like

    Governo anuncia Reintegra permanente

    Read now
  • You may also like

    Você sabe o que é o Bloco K Sped Fiscal?

    Read now
  • You may also like

    (Português do Brasil) Fisco amigável – Secretaria da Fazenda RJ

    Read now
  • You may also like

    Não deixe o REINTEGRA engavetado!

    Read now

NOSSAS SOLUÇÕES

  • Special Tax Regimes
  • Risk management
  • Strategic Tax

SEGMENTS

  • Automotive
  • Energy and Natural Resources
  • Agribusiness
  • Chemical and Petrochemical Industry
  • Electronics

SUPORT

Campinas – (+55 19) 3739-9610
· Transfer Pricing
· IRPJ
· ECD/ECF
· Vision SISCOMEX
· Vision SISCOSERV
· REINF

Joinville – (+55 47) 3033-9310
· Tax Suite

FACE Digital | BECOMEX CONSULTORIA LTDA. | CNPJ: 04.055.601/0002-33
  • BECOMEX
    • ABOUT US
    • PARTNERSHIPS
    • PRESS OFFICE
    • INFORMATION SECURITY
    • NARWAL
  • TECHNOLOGIC SOLUTIONS
    • REGIMES ESPECIAIS
    • GLOBAL TRADE
    • GESTÃO DE RISCOS
    • TRIBUTÁRIO ESTRATÉGICO
    • NARWAL SISTEMAS
  • SEGMENTS
    • AUTOMOTIVE
    • AGRIBUSINESS
    • NATURAL RESOURCES AND ENERGY
    • CHEMICAL AND PETROCHEMICAL
    • ELECTRONICS
  • CONTENT
    • BECOMEX BLOG
    • EVENTS
    • PODCAST BECOMEX
    • GLOSSARY
  • CONTACT
    • CONTACT US
    • OFFICES
  • SIMULATORS
    • DRAWBACK SIMULATOR
  • Language: English
    • Português do Brasil Português do Brasil
    • English English
    • Español Español
  • CLIENT´S AREA
  • TRABALHE CONOSCO
Becomex