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Transfer pricing Brasil: case Michelin de planejamento estratégico

Becomex 15 June, 2016

 

“Ao apresentar o conceito do transfer pricing Brasil e suas possibilidades dentro do planejamento tributário, a Becomex entregou oportunidades, não somente uma ferramenta. Esse foi o ponto de partida para contarmos com o know-how da empresa em outras parcerias, como Siscoserv, Reintegra e Drawback”. O depoimento de Gustavo Valente, representante da área fiscal da Michelin em operações na América Latina, resume o trabalho bem-sucedido da equipe de consultores com uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus.

Sensibilização e nova metodologia transfer pricing Brasil. A parceria entre Michelin e Becomex teve início com um diagnóstico do que estava sendo feito até então e de novas perspectivas.

A ideia inicial da companhia era desenhar a sua própria ferramenta para alcançar um nível de detalhamento e uma análise da apuração que não eram possíveis com os sistemas disponíveis no mercado. No entanto, a Michelin esbarrou em alguns desafios, especialmente, no alto custo de um software próprio e na necessidade de conhecimento técnico para analisar, interpretar e promover simulações de cenários de cálculos.

Uma nova maneira de se fazer transfer pricing Brasil é apresentada. Isso causou certo receio para o cliente, afinal, como nenhuma outra consultoria havia pensado nisso antes? A visão diferenciada abriu caminho para a Becomex.

Com o apoio da equipe de Transfer Pricing Michelin, a consultoria iniciou então um processo de sensibilização e de organização de processos dentro da companhia. Essas etapas consistem em:

  • apresentar o conceito de TP;
  • explicar a importância de cada setor na coleta de dados e no registro das informações;
  • desenhar um fluxo de processos adaptado à realidade da instituição;
  • mostrar cenários de cálculos e subsídios para o planejamento tributário;
  • implementar a ferramenta especializada em gestão.

Antes e depois da gestão de transfer pricing Brasil

– Do reativo ao proativo: a análise de dados em planilhas e o foco apenas em cálculos fazia com que a Michelin tivesse um papel reativo em relação ao transfer pricing Brasil. Com a gestão mensal do transfer price e a informatização dos processos, a companhia assumiu uma postura proativa, pois agora consegue antecipar riscos tributários e estudar possibilidades de ajustes.

– Da amostragem à todas as operações: antes do projeto com a Becomex, os cálculos de preços de transferência da Michelin eram realizados por amostragem para fins de auditoria. Atualmente, pelo TP Manager, existe a apuração de 100% da base de cálculo.

– Das amostras à validação de cálculos: a ferramenta oferece diferentes cenários de cálculos, que possibilitam um equilíbrio entre a necessidade da empresa e o atendimento à legislação. Simulações e a análise de dados permitem à Michelin colaborar no processo de políticas de preços. Até 2011, a companhia não tinha uma visão detalhada sobre o risco do TP. Com base no mapeamento realizado pela equipe Becomex, foi possível compreender os números a fim de atender totalmente a administração tributária.

Um exemplo prático do transfer pricing Brasil como subsídio para tomada de decisões foi a situação vivida pela equipe da Michelin em 2015. O plano da área comercial era trazer um produto para disputar com o mercado Asiático. Pela visão da equipe de negócios, a operação de compra parecia ser interessante. No entanto, por uma simulação de cálculo de TP, verificou-se que o produto aumentaria em 40% ao ano a base de cálculo. Isso fez a área comercial repensar o plano e evitar um risco tributário iminente.

Resultado: a empresa diminuiu o volume da operação para manter o ganho comercial e não impactar a administração tributária. Essa análise só foi possível com a simulação oferecida pela ferramenta.

– Redução de tempo e aumento de segurança: segundo Bernard Devaux – especialista da área fiscal da Michelin, eram despendidas cerca de 70 horas ao mês para tratar todas as informações contidas em planilhas. Atualmente, por meio da ferramenta, o período de análise caiu 60%.

– Mais preparo para fiscalizações: ao entender a necessidade de fazer uma gestão segura de preços de transferência, a Michelin agora conta com relatórios detalhados que previnem questionamentos do Fisco. Além disso, existe a validação dos próprios dados, feita a partir de cruzamentos com informações que já estão na base da Receita. Ou seja, segue-se o padrão do Fisco para evitar exposição fiscal.

Diante dessas mudanças, percebemos que a gestão do transfer pricing Brasil permitiu à Michelin maior flexibilidade para gerenciar preços e, com isso, diminuir ajustes em outros países. Para o cliente, a conquista de um processo consolidado e eficaz foi possível com o trabalho de sensibilização da Becomex e com o suporte durante todo o processo, o que transmitiu segurança e promoveu um relacionamento efetivo entre consultor e equipe interna.

Não é à toa que o TP Manager foi eleita a melhor solução do ramo pelo Prêmio Confeb 2016.

Solicite mais informações sobre nossa solução de TP!

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