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Acúmulo de crédito: saiba agora como resolver esse problema

Becomex 16 April, 2019

Acumular créditos de impostos é comum na rotina tributária das empresas.

O fluxo de compra e venda, associado aos incentivos fiscais que alguns setores possuem, são os responsáveis pelo volume de dinheiro parado nos caixas das organizações.

Encontrar estratégias para equilibrar a quantia de crédito e débito é, no entanto, o grande desafio.

Afinal, caso passe por uma auditoria, a empresa será obrigada a colocar o saldo em questão como despesa, o que acarretará na diminuição de seu patrimônio.

De acordo com pesquisas de mercado, empresas que têm um fluxo de exportação acima de 25% são as que têm maior tendência a acumular crédito.

Se sua empresa também está em busca de uma solução para promover esse equilíbrio, continue lendo o texto que separamos algumas alternativas para você.

 

1- Analise as operações tributárias da empresa

Faça uma análise estratégica de todas as operações tributárias de sua empresa.

Suas transações, tanto de vendas, quanto de compras, influenciam diretamente no valor do seu crédito e do seu débito. A análise permitirá que você identifique oportunidades de diminuir o crédito sem aumentar o débito.

É importante que você identifique quem são seus principais fornecedores, seus principais clientes, quais as operações que você efetua e como elas são realizadas.

Verifique a documentação dos últimos cinco anos, confira para quais estados e países você mais comercializa.

 

2- Verifique os incentivos que cada setor possui

Um estudo divulgado pela Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo aos Estudos e Pesquisas) apontou que de 1997 a 2016 o agronegócio e as mineradoras deixaram de pagar 269 bilhões de reais devido à isenção do ICMS. Só na região Sudeste, foram isentos 153,2 bilhões.

Recentemente, o Estado de São Paulo previu a devolução de cerca de 2,8 bilhões de créditos do ICMS ao setor automotivo. De acordo com a pasta estadual, o volume inclui uma sobra de 430 milhões de 2018.

Cada incentivo recebido pelo setor interfere diretamente no valor que você paga e que recebe de crédito. Por isso, saber quanto o setor tem recebido lhe ajudará a definir estratégias de venda e logística.

 

3 – Considere possibilidades de mudanças 

Após a realização da análise, se for o caso, estude a possibilidade de alterar o seu fornecedor ou a maneira como é realizada a logística do seu produto.

Também é válida a alteração dos materiais que você adquire e de quem você adquire, caso esse seja o ponto de atenção.

Afinal, é preciso resolver o problema por completo.

 

4- Efetue uma recuperação de crédito

A recuperação de crédito pode ser realizada de várias formas: em alguns casos é possível realizar um “encontro de contas”, medida que permite pagar um imposto utilizando o valor do crédito acumulado, via compensação de impostos.

Em outras situações, há a possibilidade da recuperação em espécie. Assim, sua empresa consegue reaver a quantia parada sem precisar compensar um débito.

Essa medida também evita a realização da baixa contábil dos tributos, o que impacta diretamente o resultado e patrimônio da companhia, influenciando, muitas vezes, a competitividade de mercado.

 

5- Evite que o acúmulo de créditos se repita

Conseguir reaver a quantia parada e permitir que ela continue se acumulando não resolve o problema.

Por isso, é importante identificar o cerne da questão, com o intuito de desenvolver formas para impedir que o cenário se repita.

Essa identificação depende de uma análise focada nos detalhes e da promoção de mudança de postura.

 

6- Tenha funcionários dedicados a esse quesito

O procedimento de análise de documentações, análise de logística e demais transações operacionais das empresas é algo que requer tempo e disponibilidade.

É necessário ter funcionários preparados para fazer todas as verificações. Eles precisam ter um olhar direcionado para cada detalhe, pois assim conseguirão não apenas de encontrar a raiz do problema, mas resolvê-lo.

É preciso evitar que o problema continue ocorrendo e transformar o crédito em dinheiro.

 

 

 

Como a Becomex pode lhe ajudar?

 

A Becomex é uma consultoria tributária com ampla experiência no mercado. Possui profissionais de diversas áreas e visão multidisciplinar, os quais conseguirão oferecer todo o suporte necessário para a sua empresa obter êxito.

E então, conseguiu sanar as dúvidas sobre como evitar o acúmulo de crédito? acompanhe as nossas redes e confira todo o conteúdo que produzimos para você.

 

 

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