+55 11 2364-2199
  • TRABALHE CONOSCO
  • ÁREA DO CLIENTE
BecomexBecomexBecomexBecomex
  • GRUPO BECOMEX
    • SOBRE NÓS
    • ALIANÇAS
    • SALA DE IMPRENSA
    • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO DE DADOS
    • NARWAL
  • SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
    • REGIMES ESPECIAIS
    • GLOBAL TRADE
    • TRIBUTÁRIO ESTRATÉGICO
    • GESTÃO DE RISCOS
    • NARWAL SISTEMAS
  • SEGMENTOS
    • AUTOMOTIVO
    • AGRONEGÓCIO
    • RECURSOS NATURAIS E ENERGIA
    • QUÍMICO E PETROQUÍMICO
    • ELETROELETRÔNICO
  • CONTEÚDO
    • BLOG BECOMEX
    • EVENTOS
    • PODCAST BECOMEX
    • GLOSSÁRIO
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ESCRITÓRIOS
  • Idioma: Português do Brasil
    • Português do Brasil Português do Brasil
    • English English
    • Español Español
  • SIMULADOR
    • SIMULADOR DRAWBACK
Next Previous

Governo dá uma força e indústria automobilística pode ter um semestre positivo

Becomex 12 June, 2023
indústria automobilística

O grande destaque da indústria automobilística em 2023 até o momento é a publicação da Medida Provisória do Setor Automotivo, a MP 1175/2023, que tem como principal objetivo promover o acesso da população a veículos novos, estimular o segmento automotivo nacional, promover a descarbonização da matriz de transportes e impulsionar o crescimento econômico.

A ideia surgiu durante o mês de maio e foi publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União no dia 6 de junho. Liderada pelo Vice-Presidente de República Geraldo Alckmin, que também é Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a desoneração prevê a redução do preço de automóveis, caminhões, ônibus e vans.

Esse incentivo à renovação da frota contará com o total de R$ 1,5 bilhão em créditos tributários, assim distribuídos: R$ 500 milhões para estímulo à troca por carros menos poluentes; R$ 700 milhões para caminhões; e R$ 300 milhões para ônibus e vans.

O objetivo do Governo é que o incentivo seja temporário e dure quatro meses. Para viabilizar a redução nos preços dos veículos, as montadoras receberão créditos tributários para oferecer um desconto diretamente ao consumidor final, entre R$ 2 mil a R$ 8 mil nos carros; de R$ 33,6 mil a R$ 80,3 mil nos caminhões; e de R$ 38 mil a R$ 99,4 mil nos ônibus e vans.

Pelas estimativas da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 100 mil a 110 mil automóveis e comerciais leves deverão usufruir dos descontos antes do esgotamento do teto, e isso deverá ocorrer em pouco mais de um mês, ou seja, bem antes dos quatro meses de prazo estipulado pela MP.

Já para caminhões e ônibus a Associação acredita em um prazo mais largo para o teto de R$ 1 bilhão, pois além de serem veículos de maior valor, eles têm a venda atrelada à retirada das ruas e reciclagem de veículos pesados com mais de 20 anos de uso para ter direito ao desconto de R$ 33,6 mil a R$ 99,4 mil.

A MP ajuda, mas como afirma a ANFAVEA, ela dará um fôlego de pouco mais de um mês para a indústria automobilística. O segmento automotivo precisa ter alternativas para minimizar os impactos da crise, moderando e equilibrando os interesses para que toda a cadeia produtiva seja beneficiada.

A indústria já trabalha a busca por benefícios oferecidos pelo governo, mas seria capaz de evoluir deixando de enxergá-los de forma isolada. Fizemos um levantamento e, apesar de 70% do setor automotivo já fazer uso dos principais incentivos disponíveis, em média esse mercado utiliza apenas 43% dos benefícios concedidos. Há muito espaço para ser conquistado.

No geral, Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA, elogiou a abrangência do programa adotado, que tem um viés não só de aquecimento do mercado de veículos leves e pesados, mas também com um lado ambiental e de segurança viária muito forte, promovendo a renovação de frota de caminhões e ônibus de forma direta, e estimulando indiretamente essa renovação entre os automóveis.

Resultados da indústria automobilística em maio e no acumulado do ano de 2023

A produção de autoveículos em maio teve o melhor resultado desde agosto, com 227,9 mil unidades, 27,4% superior a abril e 10,7% a mais que em maio de 2022. O retorno das fábricas que haviam parado em parte do mês anterior e um maior número de dias úteis são alguns dos fatores que foram responsáveis por essa alta.

É preciso considerar também a expectativa gerada pelo anúncio de medidas para reaquecer o mercado citadas no início desse artigo. Muitas empresas ampliaram seus estoques à espera de uma forte demanda a partir deste mês. Por outro lado, houve um adiamento de compra por parte de muitos consumidores desde a metade de maio.

As 176,5 mil unidades emplacadas no último mês representaram crescimento de 9,8% sobre abril e recuo de 5,6% sobre o mesmo mês do ano passado. Como maio teve quatro dias úteis a mais que abril, a média diária de vendas caiu 10,1% em relação ao mês anterior, de 8.929 para 8.025 unidades/dia.

Esses movimentos da produção e do mercado interno geraram pela primeira vez em três anos um nível de estoque que só se verificava antes da pandemia, com mais de 250 mil unidades nos pátios das fábricas e das concessionárias.

Já na área de comércio exterior, que pouco se relaciona com as questões de nosso mercado interno, houve crescimento nos embarques em maio. As 44,3 mil unidades exportadas significaram o segundo melhor mês do ano, com uma elevação de 30,4% sobre abril. No acumulado do ano, as exportações estão 4,2% abaixo de 2022, na contramão do desempenho acumulado de produção e vendas, que cresceram até maio 6,2% e 9,3%, respectivamente.

Marcos Gonzalez – diretor responsável pelo segmento automotivo da Becomex

 

CATEGORIAS

  • Acordos Bilaterais
  • Agronegócio
  • Análise de Benefícios Fiscais
  • Ato Concessório Drawback
  • Atos Concessórios
  • Automotivo
  • Autuação Fiscal
  • Autuações de Drawback
  • Benefício Fiscal
  • Benefício Fiscal & Exportação
  • Benefício Fiscal para Indústria
  • Bloco K
  • CEST
  • Classificação Fiscal
  • Classificação Fiscal de Mercadoria
  • Classificação Fiscal NCM
  • Código especificador da Substituição Tributária
  • Compliance
  • Compliance de Processos Fiscais
  • Consultoria de Drawback
  • Consultoria Tributaria
  • Conteudo Educativo
  • Controle de Subcontas
  • Covid-19
  • CPC02
  • Creditos Tributarios
  • Demanda Fiscal
  • Desoneração Tributária
  • Destaque
  • Dicas
  • DIPJ
  • Drawback
  • Drawback Direto
  • Drawback Integrado
  • Drawback Intermediário
  • Drawback Isenção
  • Drawback Isenção Web
  • Drawback Mercado Interno
  • Drawback Suspensão
  • DUIMP
  • ECD
  • ECF
  • EFD-REINF
  • Energia e Recursos Naturais
  • Entrega da ECF
  • Entrega ECF
  • Escrituração Contábil Fiscal
  • Estrutura para Gestão do Drawback
  • Ex-Tarifário
  • Exportação para Indústrias
  • Exportações
  • Gestão do Drawback
  • Gestão Tarifária
  • Gestão Tributária
  • ICMS
  • Imposto de Importação
  • Incentivo Fiscal
  • Indústria Automotiva
  • Inteligência Fiscal
  • Intimação de Drawback
  • IRPJ
  • IRPJ Manager
  • Legislação Siscoserv
  • Modalidades de Drawback
  • Moeda Funcional
  • Montadoras
  • NCM Automotivo
  • NCM de Produtos
  • NCM nas Notas Fiscais
  • NCM Válida
  • News
  • Notas Fiscais
  • O&G
  • Obrigações Acessórias
  • OCDE
  • OEA
  • Oportunidades em Isenção
  • PIS/COFINS
  • Planejamento Fiscal e Tributário
  • Planejamento Tributário
  • Plano de Contas
  • Preço de Transferência
  • Problemas Fiscais
  • Programa Siscoserv
  • Quirius
  • RECOF-SPED
  • Recuperação de impostos
  • Recuperação de Tributos
  • Redução de Imposto de Importação
  • Regime Aduaneiro Especial
  • Regime de Drawback
  • Regime Especial
  • Regime Ex-Tarifário
  • Registro Siscoserv
  • Reintegra
  • Reintegra Exportação
  • Repetro Industrialização
  • Retificação da ECF
  • Risco Tributário
  • Segurança da Informação
  • Sem categoria
  • Siscomex
  • Siscoserv
  • SPED
  • SPED Contábil
  • SPED Fiscal
  • Suspensão de Impostos
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Transfer Pricing

  • Outros artigos que você pode se interessar

    Crescimento da indústria automotiva impacta cadeia produtiva e economia

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Indústria automobilística acelerou em janeiro de 2025

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    2024 confirma a relevância global da indústria automotiva brasileira

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Indústria automotiva registra crescimento histórico

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Mover: um panorama das empresas habilitadas ao programa automotivo!

    LER ARTIGO

NOSSAS SOLUÇÕES

  • Regimes Especiais
  • Global Trade
  • Gestão de Riscos
  • Tributário Estratégico

SEGMENTOS

  • Automotivo
  • Energia e Recursos Naturais
  • Agronegócio
  • Indústria Química e Petroquímica
  • Eletroeletrônico

SUPORTE

Campinas – (+55 19) 3739-9610
· Transfer Pricing
· IRPJ
· ECD/ECF
· Vision SISCOMEX
· Vision SISCOSERV
· REINF

Joinville – (+55 47) 3033-9310
· Tax Suite

FACE Digital | BECOMEX CONSULTORIA LTDA. | CNPJ: 04.055.601/0002-33
  • GRUPO BECOMEX
    • SOBRE NÓS
    • ALIANÇAS
    • SALA DE IMPRENSA
    • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
    • NARWAL
  • SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
    • REGIMES ESPECIAIS
    • GLOBAL TRADE
    • GESTÃO DE RISCOS
    • TRIBUTÁRIO ESTRATÉGICO
    • NARWAL SISTEMAS
  • SEGMENTOS
    • AUTOMOTIVO
    • AGRONEGÓCIO
    • RECURSOS NATURAIS E ENERGIA
    • QUÍMICO E PETROQUÍMICO
    • ELETROELETRÔNICO
  • CONTEÚDO
    • BLOG BECOMEX
    • EVENTOS
    • PODCAST BECOMEX
    • GLOSSÁRIO
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ESCRITÓRIOS
  • SIMULADORES
    • SIMULADOR DRAWBACK
  • Idioma: Português do Brasil
    • Português do Brasil Português do Brasil
    • English English
    • Español Español
  • ÁREA DO CLIENTE
  • TRABALHE CONOSCO
Becomex