O Brasil tinha carência de um novo processo de importação em razão da existência de múltiplos sistemas individuais, de uma estrutura complexa e burocrática, do excesso de intervenientes e de uma gestão de riscos manual, que levam ao aumento dos custos e do tempo. O novo processo de importação, que trará a DUIMP (declaração única de importação) é a atualização tecnologia e processual que estava faltando no comércio exterior.
As empresas do setor eletroeletrônico serão grandes beneficiárias desse novo processo, pois são grandes importadoras de matérias-primas para os mais variados tipos de produtos. Considerando apenas o ano de 2022, o setor importou mais de US$ 45,9 bilhões, exportando também cerca de US$ 6,6 bilhões.
Para se adequar ao novo processo de importação, que tem um cronograma de conclusão até 2024 e em julho desse ano deve estar com 80% implantado, é imprescindível que as empresas do setor mudem seus processos e incorporem as diretrizes do Catálogo de Produtos DUIMP – Declaração Única de Importação.
O catálogo de produtos, costumeiramente chamado de coração do novo processo de importação (NPI), será o banco de dados de materiais da empresa durante o processo de importação, e é por onde a Receita Federal fará grande parte da gestão de risco aduaneira, avaliando, entre outras coisas, a classificação fiscal da mercadoria, sua descrição, valoração aduaneira, entre outros aspectos. Em contrapartida, é esperado uma maior agilidade no desembaraço das cargas e uma melhor relação com a Receita Federal para as empresas que estiverem em compliance.
Para as empresas do segmento, os desafios a serem superados são atualizar adequadamente o catálogo de produtos com as informações técnicas, manter o catálogo técnico atualizado, manter e otimizar a utilização de regimes e benefícios fiscais e evitar multas e impactos no processo de importação.
Já é de conhecimento que a tecnologia será uma aliada importantíssima nessa atividade, visto a grande quantidade de atributos que farão parte dos principais produtos do segmento eletroeletrônico.
Para lidar com todos esses desafios, desenvolvemos uma solução única no mercado para tratamento dos atributos de forma segura e escalável, que estrutura os atributos e demais informações necessárias para o atendimento do Catálogo de Produtos da DUIMP de forma automatizada e ágil, aumentando o compliance e agilizando muito a entrega, tudo isso possível apenas através da aplicação massiva de tecnologia. Além disso, a nossa expertise em regimes e benefícios fiscais tem trazido excelentes resultados nestes tipos de projetos.
Contamos com consultores especialistas que utilizam a Plataforma de Gestão Tarifária e ferramenta de inteligência artificial para otimizar as atividades de Masterdata Tributário e Aduaneiro, incluindo a gestão do catálogo de produtos.
Por fim oferecemos uma plataforma SaaS integrada aos principais ERPs e sistemas de comércio exterior do mercado. Tudo isso para garantir o compliance dos dados mestres aduaneiros e assim realizar a entrada no catálogo de produtos sem complicação.
Temos portanto expertise para auxiliar nas mudanças do novo processo de importação e auxiliar as empresas no processo de adequação à tais normas, com postura proativa e preventiva e em observância ao compliance.
Valquiria Lorieri Coelho – Gerente de Relacionamentos Sênior do Segmento de Eletroeletrônico da Becomex