Imagine ter a oportunidade de receber um valor expressivo, mas o cofre fica em outra cidade. Além de não conhecer o trajeto, o seu carro não é muito bom e você não sabe quais são as condições da estrada.
Se pudesse escolher entre pegar aquele antigo mapa de papel e ir sozinho dirigindo seu próprio veículo ou contratar um motorista experiente, que já fez muitas vezes esse trajeto, e ainda tem um veículo com GPS com todos os recursos de tecnologia. Na sua opinião, qual é a melhor opção?
A resposta parece óbvia, porém muitos gestores ao solicitar o Reintegra ainda acreditam que podem fazer os cálculos do benefício literalmente na mão, utilizando planilhas de Excel e recursos internos. Talvez eles não saibam, mas praticamente 12% de glosa da Receita em relação aos valores solicitados se deve em grande parte a dois fatores:
1- Falhas nos dados dos sistemas internos
2- Remessa de dados por canais diferentes
As falhas normalmente acontecem pois os dados dos sistemas internos são tratados manualmente. Quando a empresa utiliza esses mesmos dados para calcular a porcentagem de ganho do Reintegra e insere os valores no sistema do governo, quase imediatamente os erros são detectados porque a Receita cruza as informações atuais com aquelas já enviadas anteriormente.
Então, ocorrem as intimações, às vezes multas. Em todos os casos, aquele recurso extra que você tanto esperava fica perdido ou demora um tempo maior para ser aprovado. Nós sabemos que a tentação de fazer tudo dentro de casa é grande, afinal a tarefa até parece simples e todos querem economizar, aproveitando os recursos internos.
Porém, nas etapas seguintes você precisa checar mais de 40 validações, cruzando os dados existentes nos diversos arquivos entregues ao Fisco. Como por exemplo: notas fiscais, SPED, Declaração de Exportação (DE) e Registro de Exportação (RE), utilizados pela Receita Federal para homologar o benefício.
Será que sua equipe consegue fazer tudo isso manualmente? Parece impossível. Até porque ao consultar os dados diretamente nos sistemas do Governo, você passa a ter a mesma visão da Receita, o que praticamente anula a possibilidade de glosa, além da garantia de estar seguindo as mesmas diretrizes do programa Reintegra exportação.
Quando você faz tudo sozinho e não cruza os dados já encaminhados à Receita pode enviar informações que não estão em consonância com outras obrigações, como o FCI e Drawback. E se usar o código errado do NCM, que também vale para o Reintegra, acontece um verdadeiro efeito cascata de inconsistências. Muitas empresas até sabem sobre a existência de uma insegurança de dados e nestes casos elas aguardam a homologação para usar o crédito. Mas quanto custa buscar no mercado financeiro esse recurso que já deveria estar no seu fluxo de caixa? Certamente muito mais do que o valor de uma boa consultoria especializada.
Diante de tantas dúvidas e até por receio de multas e fiscalizações, muitos gestores também desistem do benefício por insegurança com a qualidade da sua base fiscal. Neste caso a empresa vai perder um recurso que está sendo disponibilizado pelo Governo, enquanto paga um alto custo. Nessa verdadeira sinuca entre perder fluxo de caixa e buscar a compensação de impostos com o benefício, o mais seguro é ter uma boa consultoria, que incorpore expertise e recursos de tecnologia ao processo. O que vai garantir o retorno esperado, reduzindo as possibilidades de multa e glosa.
Você não deve subestimar os processos de adesão aos benefícios, nem os sistemas de controle do Fisco, que agora são muito sofisticados. As tecnologias digitais da Receita Federal permitem cruzar todos os dados em auditorias eletrônicas, exigindo mais transparência e compliance das empresas. Para corresponder a esse verdadeiro avanço do Fisco, as empresas precisam investir em equipes internas capacitadas e dedicadas exclusivamente à gestão fiscal e tributária, o que é caro e trabalhoso, como bem sabemos.
Mas na Becomex nós já fizemos todo esse investimento em equipes e tecnologia, acumulando anos de experiência e muitos cases de sucesso, que são resultado da nossa permanente aposta na inteligência do negócio. O investimento em tecnologia resultou em sistemas de extração, validação e cruzamentos de dados que permitem maior integridade do processo e da nossa oferta aos clientes. Por isso podemos oferecer a apuração de dados corretos, total domínio da legislação e agilidade, com menos de 30 dias nas entregas do PER.
Nós também investimos na análise dos dados públicos do MDIC com os mais de 20 mil exportadores brasileiros. Essa ação permitiu traçar o valor potencial de benefício de cada um e o acesso a esses dados está disponível no nosso Portal Reintegra.
Acesse o link para conhecer todas as vantagens de uma consultoria como a Becomex e entender como funciona o nosso fluxo de trabalho para o pleito Reintegra. Você pode inclusive experimentar as primeiras etapas desse fluxo gratuitamente e ainda consultar o valor potencial dos benefícios a serem solicitados.
Venha para a Becomex, lembre-se que tem um valor expressivo na chegada dessa verdadeira jornada em busca do benéfico reintegra e ele pode fazer muita diferença no seu fluxo de caixa!
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