Ao longo da nossa linha de conteúdo sobre Transfer Pricing, recomendamos uma série de boas práticas com relação a essa apuração, especialmente para driblar os desafios do transfer pricing em períodos de recessão. Mais do que um cálculo a ser feito, o transferPricing é um fator de competitividade, quando bem gerenciado. Mas como aliar o atendimento ao Fisco com a escolha do melhor método de cálculo para cada produto e a análise frequente da apuração? Isso tudo só é possível com a inclusão e uma ferramenta para automatizar processos e garantir a rastreabilidade e validação dos dados fornecidos ao Fisco.
Transfer Pricing com aplicação de um software especializado
O grande diferencial de se utilizar o sistema TP Manager é garantir não apenas o cálculo adequado do transfer pricing, mas principalmente contar com uma ferramenta de planejamento e gestão. Sem contar que com a automatização, somada ao auxílio de uma consultoria, é possível cumprir o preço de transferência com menos recursos.
– Os recursos direcionados a commodities, geralmente descartadas de outras ferramentas disponíveis no mercado, incluem controles específicos sobre informações e regras comerciais.
– O sistema trabalha com quase 100% das informações que o cliente tem na empresa. Ou seja, não é necessário recorrer ao preenchimento de várias planilhas – como as tabelas do fornecedor, de clientes, de compra e vendas – para coletar os dados de cálculo do transfer pricing. Isso evita erros comuns, especialmente a perda de informações ou o registro incorreto de dados. As apurações pelo software da Becomex são baseadas em cerca de três tabelas: saldo, custo e ordem de produção ou lista técnica, sendo que as demais premissas para os cálculos tem como suporte as informações já entregues ao governo, como SPED, NF-e e Siscomex.
– Os dados extraídos dos sistemas do governo e a rastreabilidade total dos cálculos auxiliam as empresas no atendimento a auditorias internas e ao Fisco, em casos de fiscalizações.
Apuração frequente e análise de cenários
A apuração frequente – mensal, bimestral, trimestral – permite a tomada de decisão imediata para a correção de desvios e simulação de operações em diversos cenários, incluindo forecasting. No entanto, por não contar com especialistas dedicados somente a esta tarefa – ou por não entenderem o valor estratégico desse cálculo – muitas empresas costumam fazer apenas uma autópsia na apuração anual.
Com o TP Manager, é possível realizar apurações frequentes e analisar simultaneamente cenários diversos, inclusive para o mesmo ano fiscal. Assim, a empresa ganha previsibilidade no transfer pricing, podendo projetar o cálculo para os próximos meses para fazer comparações entre cenários e tomar decisões a partir dos resultados encontrados.
A automatização da gestão do transfer pricing é baseada nas premissas de compliance, rastreabilidade, atendimento à fiscalização e embasamento para a tomada de decisão. Saiba mais sobre nossa solução e receba contato dos nossos consultores da área.
Deixe seu comentário