A competitividade do segmento de autoveículos no mundo vem sendo fortemente impactado pela falta de insumos, como semicondutores, pneus, metais, borrachas etc. De acordo com levantamento do BCG – Boston Consulting Group, divulgado pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, mais de 3,6 milhões de veículos deixaram de ser produzidos de janeiro a junho deste ano, em todo o mundo, por falta de semicondutores.
No Brasil a situação não é diferente e durante o primeiro semestre de 2021 tivemos alguns fabricantes de autoveículos fechando fábricas em razão da falta de componentes vitais para a produção. A BCG estima que, no país, mais de 100 mil unidades não foram produzidas por falta de semicondutores.
A estimativa da consultoria é que globalmente perto de sete milhões de veículos deixem de ser produzidos devido a este problema. Ou seja, pelo andar da carruagem, essa situação não vai se normalizar neste ano, com alguma expectativa de volta à normalidade apenas no final do segundo semestre de 2022.
Outro agravante é o aumento do custo do frete marítimo, uma realidade que muitas empresas já vêm manifestando sua preocupação. O Baltic Dry Index, índice que mede a variação do custo do transporte de matérias-primas, alcançou recentemente seu maior nível em mais de dez anos.
Neste contexto de dificuldades no segmento, é preciso encontrar uma parceira de negócios que possibilite o aumento da competitividade, a redução dos custos tributários e mantenha o compliance. E encontramos na Becomex, empresa de tecnologia e conhecimento de negócios, que utiliza inovação para lidar com os desafios tributários, com atuação ampla em toda a cadeia produtiva, a empresa para nos ajudar a lidar com estes desafios.
Ter apoio na gestão dos Regimes Especiais nos trouxe resultados positivos. Com o Drawback, conseguimos chegar a valores médios de 4% de imposto de importação – antes eles giravam em torno de 10%. Como exemplo, se a cada R$100 milhões pagávamos uma média de R$10 milhões, com a Becomex passamos a pagar R$4 milhões de imposto de importação.
O Drawback é o regime aduaneiro especial que suspende ou elimina tributos sobre insumos importados para a utilização em um produto exportado. Ele reduz os custos de produção, aumentando a competitividade no mercado internacional.
Com o Reintegra, mecanismo criado pelo governo para devolver uma parcela dos impostos pagos na cadeia produtiva às empresas exportadoras de bens manufaturados no Brasil, tem hoje percentual 0,1% sobre a receita e com a Becomex buscamos sua maximização para encontrar resíduos que possam ser requisitados juntos à Receita Federal.
São bem positivos os resultados alcançados com o Ex-Tarifário, mecanismo que reduz custos na importação de matérias-primas automotivas e que estamos sempre buscando oportunidades, olhando e revisando o que temos e o que pode ser melhorado.
Este apoio especializado possibilitou melhorias de processos para diminuição de riscos e maximização de ganhos, aumento da inovação tecnológica, redução de custos a curto prazo na utilização de Ex-Tarifários já existentes, análise de potencial para novos pleitos e redução do imposto de importação com impacto na redução de outros valores.
Com a solução Certificados de Origem Importação e Exportação conseguimos calcular os índices de conteúdos regionais e trazer ganho tributário nas exportações.
Com ele alcançamos uma maior competitividade nos mercados da Argentina (nosso maior mercado), Chile, Paraguai e México. Como bom exemplo, na Argetina desde o início de 2020 reduzimos de 35% para 0% o IVA – Imposto sobre o Valor Agregado com o cálculo de origem preliminar.
Evandro Bizzotto, International Trade Manager na Volkswagen do Brasil.