O Siscoserv – Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços foi desenvolvido para que tanto o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e a Receita Federal conseguissem criar uma base de dados para serviços e outras operações que produzam variação no patrimônio, obrigatoriamente informados pelo domiciliado no Brasil ou para o Brasil. Com o…

Postado por Wilham Krause em 18/05/2017

Você sabia que dos R$ 19 bilhões que o governo esperava devolver às empresas brasileiras exportadoras por meio do Reintegra, apenas metade (R$ 9,5 bilhões) foi resgatada? A outra metade ainda está lá na Receita, esperando as empresas exportadoras do Brasil requisitarem esse benefício fiscal. Em vigor desde 2011, o Reintegra é um mecanismo criado…

Postado por Eduardo Paiva em 18/05/2017

É de conhecimento geral que a Receita Federal está exigindo cada vez mais informações dos contribuintes em seus arquivos speds, com a finalidade de cruzá-las para checar e encontrar incongruências. Portanto, a gestão da sua base de informações será fundamental para atender às exigências sem causar multas e retificações a respeito das informações prestadas. “A…

Postado por Danilo Pinto em 11/05/2017

A colheitadeira passa no campo recolhendo os grãos. Alguns se perdem no trajeto, mas eles são valiosos e vale a pena voltar para recuperar. Assim acontece com os impostos que você paga e poderia recuperar com ganhos significativos. Mas estão todos tão ocupados em atender as demandas da Receita e cumprir o imenso desafio da…

Postado por Becomex em 08/05/2017

Do alto do prédio o jovem pula para o vazio e todos aguardam a queda inevitável. Mas ele já está preparado para cair do outro lado da rua. Pratica um esporte radical todos os dias, conhecido como Parkour. Ele vai apenas saltar de um prédio para o outro, cumprindo etapas previamente definidas e exaustivamente ensaiadas.…

Postado por Becomex em 26/04/2017

Imagine que você entra em uma grande maratona com muitos competidores altamente preparados. No trajeto você vai descobrindo os detalhes que serão determinantes para a sua posição bem distante dos campeões. Agora imagine que você treinou todos os dias, comprou o tênis de corrida e teve o apoio de um Personal Trainer. Com certeza sua…

Postado por Becomex em 25/04/2017

Você já parou para calcular o quanto renderia o valor que sua empresa possui de créditos de impostos acumulados, ainda que aplicado em um investimento conservador como o Tesouro Direto atrelado à SELIC, que atualmente está no patamar de 11,25% ao ano. Ou ainda,  quanto sua empresa economizaria em juros pagos às instituições financeiras para…

Postado por Diego Fernandes de Souza em 20/04/2017

Quando você quer reduzir distâncias e procurar o melhor caminho, nem sempre o mais curto tem as melhores estradas. Outras vezes, o que parece mais rápido tem trechos em que você precisa de um 4x4, ou então seu carro não enfrenta as subidas mais íngremes. Enfim, não basta saber que, de repente construíram uma estrada…

Postado por Becomex em 12/04/2017

É de conhecimento geral no mundo financeiro que o Transfer Pricing é um dos players mais estratégicos no jogo das obrigações fiscais que as empresas importadoras e exportadoras multinacionais enviam todos os anos à Receita Federal. Isso porque o TP é o que demanda o maior volume de informações sobre a empresa e seu resultado…

Postado por Danilo Pinto em 30/03/2017

A área fiscal e contábil, é sem dúvida, uma das que mais sofrem pressão dentro de uma corporação, seja ela de qualquer porte. Por conta da consolidação de todo o resultado da empresa e das inúmeras atualizações e alterações nas obrigações tributárias o profissional carrega o peso de estar sempre devendo: internamente ou para o…

Postado por Wilham Krause em 29/03/2017

Algumas regras da legislação tributária representam uma verdadeira selva na qual você não pode entrar desarmado. Os riscos são grandes para quem pensa que consegue enfrentar as feras com espingardas de chumbo.  Pensando bem, porque você vai optar por improvisos quando pode contar com um arsenal completo para não cair nas armadilhas do Fisco? Como…

Postado por Becomex em 27/03/2017

Você sabia que mais de 50% das empresas no Brasil aproveitam apenas parcialmente seus benefícios e muitas sequer sabem o potencial que teriam para buscar? Traduzindo, você já imaginou quanto dinheiro novo sua empresa deixa de trazer para seus cofres ou pior, quanto ela gasta sem necessidade? As empresas deixam de reaver cerca de 1/3…

Postado por Rogério Borili Pereira em 17/03/2017