A entrega dos dados para a tecnologia normalmente está cercada de desconfianças e receios, principalmente quando não se conhece os protocolos de segurança envolvidos entre as informações que são fornecidas e o local que elas são armazenadas. Existe a leitura que pode ter uma interpretação humana neste trajeto e consequentemente acontecer uma invasão de privacidade. Mas, quando falamos do uso dos dados com a aplicação da tecnologia, isto não faz sentido.
Quando a Inteligência Artificial está analisando as informações que recebe, ela não faz qualquer julgamento sobre os interesses pessoais e humanos, comportamentos sociais etc, apenas processa o que realmente interessa e mais nada.
Um bom exemplo são os carros autônomos, que captam informações por todos os pontos por onde trafegam para, por meio de inteligência artificial e “deep learning” se aprimorarem em rotas previamente conhecidas. Os algoritmos são programados para trabalharem na busca de maior eficiência com base nos dados coletados.
A interpretação assertiva de informações por processadores poderosos permite que carros autônomos ofereçam máxima comodidade e segurança a seus usuários. Um exemplo ainda mais simples e já há algum tempo fazendo parte de nosso cotidiano são aplicativos como Google Maps e Waze que, com base em dados oferecidos pelos usuários e por geolocalização, indica sempre a melhor rota a ser seguida. Por isso mesmo que informações são preciosas e, quando bem utilizadas, trazem grandes benefícios aos seres humanos.
Dados nas áreas tributárias, fiscais e aduaneiras:
Aqui na Becomex, para suportar com maior eficiência nossos clientes, nos valemos de ferramentas como inteligência artificial e algoritmos capazes de se aprimorarem com base em dados e estatísticas. Com esses mecanismos de alta tecnologia, que interpretam precisamente os dados de cada cliente, obtemos os melhores resultados nos Regimes Especiais Aduaneiros.
Os algoritmos analisam e estudam, em segundos, milhares de itens que são utilizados ao longo das mais diversas cadeias produtivas, como automotiva, agrícola, “oil & gas” etc. Esse tipo de avaliação precisa e cirúrgica foge à capacidade dos seres humanos, mas é perfeitamente viável para os supercomputadores capazes de analisar milhares de dados em frações de segundos. O resultado prático é que a inteligência artificial indica exatamente, em cada item de um universo de milhares, onde é possível obter benefícios tributários.
Mas isto só é possível quando a Becomex tem todas as informações, que aliada a muita tecnologia aplicada em todo o processo, é possível rastrear estes tipos de benefícios.
Na Becomex seguimos à risca rigorosos protocolos internacionais de confidencialidade que regulam e protegem a utilização correta, responsável e ética dos dados. Nossos clientes têm total segurança com relação a isso. Utilizamos os dados para benefícios de nossos próprios clientes, jamais para qualquer outro fim. Por isso é preciso se despir deste pensamento de invasão de privacidade e confiar mais quando a tecnologia é empregada unicamente a seu favor.
Por Rogério Borili – Vice-Presidente de Tecnologia, Sustentação e Inovação da Becomex.