O desempenho da indústria automotiva brasileira no mês de abril, apresentado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, mostrou que o número recorde de paralisações de fábricas em um único mês e os feriados prolongados impactaram negativamente nos resultados do setor.
Das 13 paralisações de fábricas registradas no ano de 2023, nove delas ocorreram em algum período de abril. Tivemos os feriados prolongados nos dias 7 (sexta, Paixão de Cristo) e 21 (sexta, Tiradentes). Essa combinação de fatores acabou afetando o volume de produção no mês.
Tivemos um total de 178,9 mil unidades de autoveículos produzidos durante o mês de abril, número 19,4% inferior ao de março. Sobre o mês de abril do ano passado, a queda foi de 3,9%, mas se considerarmos que na ocasião a crise dos semicondutores estava em seu momento mais crítico, o resultado é ainda pior.
No acumulado do ano, o saldo para a indústria automotiva ainda é positivo. Com 714,9 mil autoveículos produzidos no primeiro quadrimestre no Brasil, a alta é de 4,8% sobre o mesmo período de 2022, quando alcançamos a produção de 682 mil unidades de autoveículos.
O balanço mensal da ANFAVEA também mostrou a queda no volume de emplacamentos, em parte justificada pelos cinco dias úteis a menos do mês de abril relação a março. As 160,7 mil unidades emplacadas representaram um recuo de 19,2% sobre o volume de março.
Já os emplacamentos no acumulado do ano alcançaram 633 mil unidades, acréscimo 14% sobre o mesmo período do ano passado. Para o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, esse crescimento de 14% deve ser comemorado, afinal o resultado positivo acontece mesmo com as dificuldades de crédito e juros elevados que afetam sobretudo as vendas no varejo.
Outro ponto que mereceu destaque do presidente da ANFAVEA foi a média diária de vendas de autoveículos em abril foi, a melhor do ano com 8,9 mil unidades/dia. Boa parte desse crescimento se deve à demanda reprimida das locadoras, afinal 50% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves foram em Vendas Diretas, canal que inclui, além das locadoras, pessoas jurídicas, taxistas, frotas corporativas, PCD, governo, produtores rurais, etc.
O mês de abril também serviu de alerta para acompanharmos com atenção, nos próximos meses, a situação complexa da produção de veículos comerciais com a oitava fase do programa de controle de emissões, que deixou os produtos nacionais em linha com os mais avançados modelos globais, mas com uma inevitável elevação de custo, que resultou numa queda de 16,5% sobre o fraco mês de abril de 2022.
Outro ponto para observarmos nos próximos meses são as exportações, pois tivemos recuos nos principais mercados: Argentina -13%, México -18%, Colômbia -20% e Chile -48%. O total das exportações foi de 34 mil unidades, queda de 24% sobre março de 2023 e sobre abril de 2022.
Para momentos mais complexos, a indústria automotiva precisa ter alternativas de inteligência estratégica para que toda a cadeia produtiva possa reduzir custos, moderando e equilibrando os interesses para que todos sejam beneficiados.
A indústria já trabalha a busca por benefícios oferecidos pelo governo, mas seria capaz de evoluir deixando de enxergá-los de forma isolada. Na Becomex, atuamos como broker estratégico com mais de 200 fornecedores da cadeia e 22 montadoras, contabilizando mais de um bilhão de reais de redução de custos.
ANFAVEA: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil
A ANFAVEA promove no dia 14 de junho, em Brasília, a experiência internacional das montadoras de autoveículos, suas oportunidades e desafios na condução do futuro da eletrificação no País, além da exposição de 50 veículos elétricos, entre leves, pesados e máquinas agrícolas, e componentes
Com painéis de debates entre academia, setores público e privado, o encontro vai oferecer conteúdos diversos, como: experiências internacionais da mobilidade elétrica veicular; produção local de veículos elétricos e baterias; cadeia de fornecimento de peças, componentes e tecnologia; infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia; e novas tecnologias e materiais usados na eletrificação.
Marcos Gonzalez – diretor responsável pelo segmento automotivo da Becomex