A empresa Marfrig Global Foods S/A, uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo, é referência também em compliance da escrituração contábil fiscal. Após enfrentar alguns desafios e trabalhar em conjunto com uma consultoria especializada, a companhia conquistou assertividade na apuração e gestão do IRPJ, acompanhamento mensal detalhado dos dados contábeis e fiscais e processos de validação e consistências das referidas informações. Confira a trajetória da Marfrig para ter segurança das informações e facilitar as entregas da ECD e ECF.
O cenário da Marfrig antes da consultoria está relacionado ao contexto de muitas empresas. Toda a parte de apuração do IRPJ foi feita durante quase 20 anos, por meio de um modelo de entrega que utilizava a DIPJ como referência. Esse modelo era bem mais simples e não havia um sistema com o nível de automatização como a ECF.
Assim, com a chegada da ECF, as companhias tiveram que se adaptar à nova rotina de um programa especializado que requer dados consistentes e realiza checagens e validações. Nenhuma empresa tinha, portanto, o preparo para a nova obrigação.
Grandes empresas procuraram uma consultoria especializada para resolver questões de ECF. No entanto, é impossível pensar em compliance e em integração entre áreas contábil e fiscal olhando apenas uma obrigação. É preciso pensar na gestão contábil e fiscal como um todo, desde seus parâmetros para cadastramento e validação de informações até os processos de entregas ao Fisco por meio da ECD e da ECF.
A análise e preparação dos dados reduz riscos concretos de multas, como a de 0,25% por mês do LAIR, limitada a 10%, por atraso na entrega da ECF. Em relação aos valores omitidos, inexatos ou incorretos, o mínimo a ser pago é R$ 100 ou 3% do valor da transação (o que foi corrigido), dos dois o maior. Ou seja, pensar um sistema que automatiza a gestão fiscal por meio do compliance é pensar em redução de gastos e de riscos.
O principal desafio da Marfrig era trabalhar de forma integrada os dados contábeis e fiscais para realizar as escriturações. A especialista do departamento tributário corporativo da Marfrig, Tatiana Martins, explica que a empresa trabalhava com planilhas de Excel, que não garantem a completa segurança das informações. Além disso, como tradicionalmente os setores contábil e fiscal não possuem um fluxo de comunicação tão detalhado, havia a necessidade de obter dados e de fazer validações entre as prestações de cada área.
Assista à apresentação de resultados desse case de sucesso.
Entra em cena uma ferramenta de gestão
É fato que grande parte das empresas, independentemente do segmento ou porte, ainda trabalham com planilhas e que nenhum ERP atual consegue realizar a integração entre dados contábeis e fiscais. Muitas companhias procuram soluções de mercado para preencher esta lacuna, porém o foco mais assertivo deve ser a busca por um sistema que integre gestão e planejamento tributário, compliance e atendimento às obrigações acessórias, como a escrituração contábil fiscal.
A partir da implementação do sistema IRPJ Manager da Becomex, a Marfrig passou a gerir a apuração do IR/CSLL no mês a mês de forma automatizada, além de importar os dados da ECD para validações e cruzamentos no preenchimento da ECF. A ferramenta faz, portanto, uma gestão sistematizada, com regras pré-definidas e validações que garantem o devido compliance.
O Gerente Tributário da Marfrig, Carlos Duarte, revela que a preocupação inicial era em relação ao atendimento do prazo da escrituração contábil fiscal, diante de todos os desafios já citados. Com o início do trabalho entre a companhia e a Becomex, no entanto, surgiram novas oportunidades para benchmarking e aumentar a confiabilidade no sistema que, nesse momento, estava 100% focado na entrega da ECF. Para o Gerente de Compliance Tributário, Rogério Freitas, o benchmarking na empresa foi importante para a observação do IRPJ Manager em funcionamento. O acompanhamento do time auxiliou a companhia a identificar problemas na escrituração contábil digital. Assim, com a função gerencial é possível enxergar informações que nem sempre estão no foco da pesquisa, mas que impactam diretamente na gestão de impostos diretos e nas escriturações. No caso da Marfrig, a funcionalidade de checar disparidade entre os dados os ajudou a identificar e apontar soluções para um problema na ECD, que prejudicaria a elaboração da ECF.
Podemos listar 4 principais benefícios do sistema IRPJ Manager, que também se relacionam às boas práticas da ECF:
- Validação: checa disparidade entre informação fiscal e contábil no mês a mês para garantir entrega de dados confiáveis, além de prevenir divergências entre ECD e ECF;
- Apuração: permite fazer o cálculo do IR/CSLL, por meio do balancete de suspensão e redução e também por estimativa com base na receita bruta no mês a mês, simultaneamente. A maioria das empresas apuram o imposto de renda completo, porque precisarão dessa versão integral no final do ano. No entanto, é muito trabalhoso realizar esses dois cálculos nas planilhas.
- Análises futuras: é possível ter a visão gerencial sobre a apuração, podendo criar diversos cenários, como a chance de realizar ações que promovam o abatimento no IR, como patrocínios.
- Conhecimento do negócio: as checagens feitas pela ferramenta demonstram a importância do cumprimento das obrigações no dia a dia, da integração entre setores e do conhecimento de mercado.
Após uma entrega da escrituração contábil fiscal em tempo hábil e em correções importantes na ECD, a Marfrig se prepara para estender o conhecimento da ferramenta a novos colaboradores e realizar uma espécie de peneira nos dados contábeis antes deles chegarem ao setor fiscal. Para a especialista da Marfrig, a confiança no software, fruto de um trabalho minucioso da equipe Becomex, desde a venda e implementação até a consultoria, já sinaliza caminhos para contornar esses e outros desafios. %u201CA consultoria passou a segurança que precisávamos para cumprir a entrega da ECF no prazo, mesmo com as diversas alterações do governo ao longo do caminho. Além disso, o sistema promoveu uma integração de dados entre setores que precisam muito conversar. É possível que outros desafios relacionados a escrituração contábil fiscal surjam, mas nos sentimos mais confiantes com as possíveis soluções que os diferenciais Becomex podem oferecer%u201D.
Quer saber mais sobre nosso sistema? Confira o whitepaper do sistema IRPJ Manager.
Deixe seu comentário