+55 11 2364-2199
  • TRABALHE CONOSCO
  • ÁREA DO CLIENTE
BecomexBecomexBecomexBecomex
  • GRUPO BECOMEX
    • SOBRE NÓS
    • ALIANÇAS
    • SALA DE IMPRENSA
    • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO DE DADOS
    • NARWAL
  • SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
    • REGIMES ESPECIAIS
    • GLOBAL TRADE
    • TRIBUTÁRIO ESTRATÉGICO
    • GESTÃO DE RISCOS
    • NARWAL SISTEMAS
  • SEGMENTOS
    • AUTOMOTIVO
    • AGRONEGÓCIO
    • RECURSOS NATURAIS E ENERGIA
    • QUÍMICO E PETROQUÍMICO
    • ELETROELETRÔNICO
  • CONTEÚDO
    • BLOG BECOMEX
    • EVENTOS
    • PODCAST BECOMEX
    • GLOSSÁRIO
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ESCRITÓRIOS
  • Idioma: Português do Brasil
    • Português do Brasil Português do Brasil
    • English English
    • Español Español
  • SIMULADOR
    • SIMULADOR DRAWBACK
Next Previous

Como as obrigações acessórias influenciam na produtividade das empresas?

Becomex 22 September, 2015

As obrigações acessórias consistem em trâmites que servem como base para o pagamento de tributos, informações de tributos pagos e declarados, demonstrações contábeis, emissão de nota fiscal e de guias de recolhimento. Há um grande volume de documentos para a empresa gerenciar e entregar ao governo. No dia a dia dos setores envolvidos com a gestão tributária e fiscal, o não cumprimento destas obrigações ou a entrega de itens inconsistentes impactam diretamente na produtividade da empresa. Afinal, erros e perda de prazos trazem como consequência retrabalho, pagamento de multa e possível fiscalização.

Como exemplo, podemos citar o atraso na entrega da DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), que gera uma multa de 2% ao mês-calendário ou fração – incidente sobre o valor dos impostos e contribuições informados na declaração – limitada a 20%.

Confira os itens que merecem atenção da equipe interna para evitar a queda na produtividade da empresa.

Obrigações e prazos

Importante destacar que as obrigações acessórias têm regras e prazos específicos, sendo uma tarefa complexa manter uma equipe dedicada e capacitada exclusivamente para este fim.

É preciso conhecer todas as informações exigidas em cada obrigação, o período de entrega e ter em mente que todos estes dados são interligados pelo fisco, resultando em um controle mais rígido e rápido, por meio de sistemas automatizados. Para evitar que as práticas de gerenciamento impactem na produtividade da equipe interna, deve-se investir em métodos, integração entre setores e divisão clara das atividades. Essas tarefas fazem parte do compliance fiscal e muitas empresas conseguem alcançá-lo com o auxílio de uma consultoria especializada. Confira o post sobre compliance fiscal e saiba mais.

Qualidade das informações

Para melhorar a qualidade da entrega das informações de obrigações acessórias é extremamente necessário que a empresa possua ferramentas que captam divergências ou que cruzam dados de várias obrigações. Com isso, é possível enviar para o fisco as mesmas informações em arquivos diferentes.

Podemos usar o exemplo da NCM para explicar como os dados são interligados. No dia a dia, as empresas enviam informações de NCM na NF-e e, no final do mês, todas essas informações vão somadas em um arquivo único chamado SPED fiscal e EFD Contribuições. No ano seguinte, os mesmos dados são enviados, porém agrupados, em um valor total. Ou seja, se a empresa vendeu diariamente 1 nota por dia com NCM 3926.30.00 no valor de R$ 1 mil cada uma, enviará um arquivo único mensal para o SPED fiscal com 30 notas e valor somado de R$ 30 mil. Este mesmo valor estará no arquivo único que será entregue no ano seguinte, por meio do DIPJ. Lembrando que a partir de 2016 o DIPJ dará lugar à ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

Como normalmente o fechamento fiscal é feito no final do mês, muitas empresas acabam não criando um mecanismo de controle de notas na entrada das mercadorias. Com isso, todo o procedimento de cadastro fica comprometido. Uma boa prática para evitar retrabalho e, consequentemente, a queda na produtividade é direcionar um profissional capacitado, auxiliado por um sistema integrado com a Sefaz para checar as informações de NF-e na entrada.

Percebemos que diante do volume de obrigações acessórias, a empresa que quer se tornar competitiva deve investir em rotinas bem definidas que integrem os setores, criando processos que tragam praticidade, rastreabilidade e transparência de resultados. Pelo organograma acima, por exemplo, é possível observar os diversos setores envolvidos no recebimento de notas fiscais e medir o impacto de um erro de cadastro. Pensar em produtividade é pensar em equipe capacitada e amparada por sistemas que trabalhem com as validações e os cruzamentos de dados feitos pelo fisco.

Ficou com alguma dúvida sobre o impacto das obrigações acessórias na produtividade da empresa? Escreva para nós.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

  • Acordos Bilaterais
  • Agronegócio
  • Análise de Benefícios Fiscais
  • Ato Concessório Drawback
  • Atos Concessórios
  • Automotivo
  • Autuação Fiscal
  • Autuações de Drawback
  • Benefício Fiscal
  • Benefício Fiscal & Exportação
  • Benefício Fiscal para Indústria
  • Bloco K
  • CEST
  • Classificação Fiscal
  • Classificação Fiscal de Mercadoria
  • Classificação Fiscal NCM
  • Código especificador da Substituição Tributária
  • Compliance
  • Compliance de Processos Fiscais
  • Consultoria de Drawback
  • Consultoria Tributaria
  • Conteudo Educativo
  • Controle de Subcontas
  • Covid-19
  • CPC02
  • Creditos Tributarios
  • Demanda Fiscal
  • Desoneração Tributária
  • Destaque
  • Dicas
  • DIPJ
  • Drawback
  • Drawback Direto
  • Drawback Integrado
  • Drawback Intermediário
  • Drawback Isenção
  • Drawback Isenção Web
  • Drawback Mercado Interno
  • Drawback Suspensão
  • DUIMP
  • ECD
  • ECF
  • EFD-REINF
  • Energia e Recursos Naturais
  • Entrega da ECF
  • Entrega ECF
  • Escrituração Contábil Fiscal
  • Estrutura para Gestão do Drawback
  • Ex-Tarifário
  • Exportação para Indústrias
  • Exportações
  • Gestão do Drawback
  • Gestão Tarifária
  • Gestão Tributária
  • ICMS
  • Imposto de Importação
  • Incentivo Fiscal
  • Indústria Automotiva
  • Inteligência Fiscal
  • Intimação de Drawback
  • IRPJ
  • IRPJ Manager
  • Legislação Siscoserv
  • Modalidades de Drawback
  • Moeda Funcional
  • Montadoras
  • NCM Automotivo
  • NCM de Produtos
  • NCM nas Notas Fiscais
  • NCM Válida
  • News
  • Notas Fiscais
  • O&G
  • Obrigações Acessórias
  • OCDE
  • OEA
  • Oportunidades em Isenção
  • PIS/COFINS
  • Planejamento Fiscal e Tributário
  • Planejamento Tributário
  • Plano de Contas
  • Preço de Transferência
  • Problemas Fiscais
  • Programa Siscoserv
  • Quirius
  • RECOF-SPED
  • Recuperação de impostos
  • Recuperação de Tributos
  • Redução de Imposto de Importação
  • Regime Aduaneiro Especial
  • Regime de Drawback
  • Regime Especial
  • Regime Ex-Tarifário
  • Registro Siscoserv
  • Reintegra
  • Reintegra Exportação
  • Repetro Industrialização
  • Retificação da ECF
  • Risco Tributário
  • Segurança da Informação
  • Sem categoria
  • Siscomex
  • Siscoserv
  • SPED
  • SPED Contábil
  • SPED Fiscal
  • Suspensão de Impostos
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Transfer Pricing

  • Outros artigos que você pode se interessar

    Vídeo – Gestão Tarifária – Ex-Tarifário

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Vídeo – Webinar Recof-Sped x Drawback

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    O Reintegra será prorrogado, mas como está o seu uso?

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    5 Dicas que farão a diferença na hora de apurar o Reintegra

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Governo anuncia Reintegra permanente

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Você sabe o que é o Bloco K Sped Fiscal?

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Fisco amigável – Secretaria da Fazenda RJ

    LER ARTIGO
  • Outros artigos que você pode se interessar

    Não deixe o REINTEGRA engavetado!

    LER ARTIGO

NOSSAS SOLUÇÕES

  • Regimes Especiais
  • Global Trade
  • Gestão de Riscos
  • Tributário Estratégico

SEGMENTOS

  • Automotivo
  • Energia e Recursos Naturais
  • Agronegócio
  • Indústria Química e Petroquímica
  • Eletroeletrônico

SUPORTE

Campinas – (+55 19) 3739-9610
· Transfer Pricing
· IRPJ
· ECD/ECF
· Vision SISCOMEX
· Vision SISCOSERV
· REINF

Joinville – (+55 47) 3033-9310
· Tax Suite

FACE Digital | BECOMEX CONSULTORIA LTDA. | CNPJ: 04.055.601/0002-33
  • GRUPO BECOMEX
    • SOBRE NÓS
    • ALIANÇAS
    • SALA DE IMPRENSA
    • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
    • NARWAL
  • SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
    • REGIMES ESPECIAIS
    • GLOBAL TRADE
    • GESTÃO DE RISCOS
    • TRIBUTÁRIO ESTRATÉGICO
    • NARWAL SISTEMAS
  • SEGMENTOS
    • AUTOMOTIVO
    • AGRONEGÓCIO
    • RECURSOS NATURAIS E ENERGIA
    • QUÍMICO E PETROQUÍMICO
    • ELETROELETRÔNICO
  • CONTEÚDO
    • BLOG BECOMEX
    • EVENTOS
    • PODCAST BECOMEX
    • GLOSSÁRIO
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ESCRITÓRIOS
  • SIMULADORES
    • SIMULADOR DRAWBACK
  • Idioma: Português do Brasil
    • Português do Brasil Português do Brasil
    • English English
    • Español Español
  • ÁREA DO CLIENTE
  • TRABALHE CONOSCO
Becomex