Gerir uma organização nestes tempos peculiares de pandemia certamente é um dos maiores desafios dos últimos 100 anos. Com exceção das complicações geradas pelas grandes guerras, nunca antes nos deparamos com um período tão perigosamente crítico. Mas graças aos extraordinários avanços tecnológicos, resiliência e inesgotável criatividade humana, estamos enfrentando essas adversidades com surpreendente eficiência.
Entendemos, inclusive, que muitas coisas que fazíamos antes da pandemia não eram, digamos assim, tão necessárias. Melhor que isso, compreendemos rapidamente que é possível fazer ainda melhor, de maneira mais prática e, sobretudo, eficiente. Ou seja, por mais dolorosa e triste que sem dúvida é esta crise, ainda assim, ela forçou a todos a, literalmente, “pensar” fora da caixa” e buscar opções e soluções para seguir adiante.
Aqui na Becomex, uma empresa jovem que já traz em seu gênesis a marca da inovação, estamos nos superando e, com toda certeza, temos como objetivo ser um excelente “case” em gestão de sucesso em tempos de aguda crise, causada pela pandemia. E isso, que fique muito claro, não depende unicamente da vontade do CEO e dos sócios, mas de um espetacular engajamento de cada participante deste processo.
Uma empresa vai bem quando os seus colaboradores estão bem. Seguimos em mais uma fase da Estrutura Organizacional, iniciando uma pesquisa de mercado para elaboração de Estratégia de Remuneração porque, para nós, é fundamental e mandatório que cada profissional esteja não só satisfeito com um ambiente positivo de trabalho, lastreado por respeito, inclusão e diversidade, mas, principalmente, em relação a seus vencimentos plano de carreira.
Queremos dar condições a todos os profissionais de montarem seus planos de desenvolvimento profissional em conjunto com os seus respectivos líderes, para atingirmos o plano de crescimento da empresa para os próximos cinco anos.
Também começamos neste ano dois novos projetos bem interessantes: o primeiro é voltado para quem está chegando na Becomex, muito divertido e online. Trata-se de uma oportunidade única para intensificarmos o processo de aculturamento e inclusão, capacitação dos processos atuais e visão dos nossos produtos e negócios.
O segundo, também online, é voltado para aqueles que já estão há mais tempo na Becomex, para colhermos percepções, pontos positivos e construtivos e assim promovermos melhorias do negócio e da nossa marca. Foram criados grupos de discussão sobre a realidade da empresa e sugestões de melhoria, onde podemos destacar os principais pontos abordados: comunicação, plano de carreira, cargos e salários, melhoria dos processos internos e gestão do conhecimento.
Paradoxalmente, em um momento difícil de nossa realidade, onde se faz necessário o isolamento social e encontros presenciais se tornaram potencialmente perigosos, estamos muito mais coesos e unidos. Mais conectados, abrimos efetivos canais digitais de comunicação que não só facilitaram nosso trabalho e melhoraram nossa performance como, surpreendentemente, permitiram maior integração entre todos de nossa equipe. Não se trata do fim da jornada, mas do seu meio, pois outros projetos estão sendo pensados e estruturados para continuarmos seguindo nesta estrada da inovação.
Marcos Bregantim – CEO da Becomex