O Governo Federal se modernizou, isso é fato. A arrecadação pública passou a investir em ciência de dados como uma forma de evitar evasões fiscais e, em consequência disso, recebeu em 2021 o Prêmio Nacional de Inteligência Artificial.
Hoje, o Estado consegue fazer cruzamentos de dados complexos que, muitas vezes, empresas encontram dificuldades para realizar. Como resultado deste descompasso entre a tecnologia do setor público e do privado no que diz respeito a gestão e monitoramento do campo fiscal, muitas organizações acabam apresentando-se indevidamente perante o fisco.
Dito isso, podemos concluir duas coisas:
- Os avanços tecnológicos por parte do setor público são constantes
- As empresas precisam acompanhar esse desenvolvimento e entrar de uma vez por todas nesta transformação digital.
Para avaliar a regularidade fiscal das empresas é preciso ter soluções criativas e ágeis e utilizar a mesma base de dados utilizadas pelo Governo. Além disso, é preciso fazer os cruzamentos das informações de forma eficaz e inteligente, levando em consideração sempre todas as regras fiscais existentes em nosso país.
Mas, a grande pergunta é: como fazer?
Tendo em vista essa complexidade, a Becomex desenvolveu uma plataforma com tecnologia de ponta, utilizando big data e inteligência artificial para avaliar a saúde fiscal, bem como, a regularidade da operação de RECOF das empresas.
Leia também: Minha empresa se encaixa no regime?
A Becomex se propõe a analisar de maneira inovadora os dados das empresas, focando nos controles de produção e nas transações de estoque oriundas dos sistemas produtivos, confrontando os saldos de estoques fiscais (Bloco K) x Inventário Físico (Bloco H), validando as listas técnicas de consumo padrão dos itens com a apresentação dos insumos consumidos na produção, recompondo estoque fiscal vs estoque declarado vs estoque sistêmico (RECOF), validar de Speds Fiscais vs Sistema RECOF, entre muitas outras validações de informações.
Somos uma empresa que investe 20% do seu faturamento em tecnologia e, como resultado já trouxemos mais de R$ 7 bilhões de redução de custos para o mercado e mais de R$1,6 bilhões em recuperação de impostos.
O conhecimento fiscal e aduaneiro, somado a toda experiência na Gestão e Controle de Regimes Especiais nos permite fazer um diagnóstico completo de toda a operação das empresas, identificando pontos de ruptura nos controles e endereçando os passivos para que sejam solucionados e equacionados.
Sandro Silva – Consultor de Regimes Aduaneiros Especiais na Becomex
Veja mais sobre o assunto em: