Com os emplacamentos em alta e os desafios nas exportações, a indústria automotiva entrou no quarto trimestre do ano preparada para dar o “sprint final”, expressão que no esporte significa que o atleta, por mais exausto que possa estar, buscará energias para uma arrancada forte rumo ao final da prova.
Nesse cenário complexo e cheio de desafios, a boa notícia foi a projeção de crescimento nos emplacamentos, elevada pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores de 3% para 6% sobre o volume de 2022, com uma expectativa de 2.230 mil unidades no acumulado deste ano.
“Havia um temor de que o mercado se retrairia após o fim dos descontos oferecidos pelo governo federal, mas a média diária de vendas vem crescendo de forma consistente nos últimos dois meses”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA, sobre a alta nos emplacamentos.
Ainda sobre o crescimento dos emplacamentos, considerando apenas os veículos leves a revisão da projeção foi ainda melhor, saindo de 4,1% para 7,2 de alta, mas com a observação da ANFAVEA que “dois terços dessa maior demanda do mercado interno vem sendo atendida por produtos importados.”
Diferente dos emplacamentos, a produção de autoveículos foi revista para baixo devido ao forte impacto da queda nas exportações. Se em janeiro a ANFAVEA esperava um crescimento de 2,2%, a nova previsão é de um fechamento anual com 2.732 mil autoveículos produzidos, 0,1% a mais do que em 2022.
As exportações vêm sendo o grande ponto de alerta para a indústria automotiva nestes primeiros nove meses do ano. A Becomex vem atuando como broker estratégico com mais de 220 fornecedores da cadeia e 23 montadoras, moderando e equilibrando os interesses para que todos sejam beneficiados.
Essa estratégia pode ser uma alternativa inteligente para minimizar os efeitos da crise na Argentina, que fez nosso tradicional parceiro comercial perder para o México o posto de principal destino das nossas exportações, somada à queda de mercados domésticos no Chile e na Colômbia.
Até setembro, as exportações recuaram 11,2% na comparação com o mesmo período de 2022. Com isso, as projeções da ANFAVEA que eram de queda de 2,9% no ano, foram atualizadas para um recuo de 12,7% nos embarques ao exterior.
Considerando apenas o mês de setembro, os números foram muito positivos para produção e mercado interno, considerando que teve três dias úteis a menos que agosto. A média diária de produção foi de 10,4 mil unidades, a maior do ano, totalizando 209 mil autoveículos.
As 198 mil unidades vendidas representaram média diária de 9,9 mil unidades, a segunda maior do ano. Só perdeu para as 10,7 mil/dia de julho, mês turbinado pelos descontos oferecidos pelo governo federal. Já as exportações, novamente elas, tiveram o mês mais fraco do ano, com 27 mil embarques.
Adeus ao Antônio Megale
No último dia 13, tivemos o falecimento de Antônio Megale, mineiro que se formou em engenharia mecânica pela UFRJ e chegou a diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, após carreira brilhante em outras empresas, como Chrysler e Renault.
Presidiu a ANFAVEA de 2016 a 2019 e, além da figura tão cativante e tão importante para a história do setor automotivo brasileiro, foi considerado “pai” do Rota 2030.
Como ninguém, ele batalhou para que esta política industrial, fundamental para a previsibilidade e o avanço tecnológico dos veículos nacionais em vários aspectos, fosse implementada.
Após o fim do programa Inovar-Auto, em 2017, o setor automotivo viveu um hiato, no qual nenhuma política industrial específica esteve em vigor. O anúncio do Rota 2030 foi adiado várias e várias vezes, e não foram poucos os executivos a manifestar sensação de que o novo regime não sairia do papel.
Mas Megale jamais desistiu. Derrubando todas as barreiras, e para surpresa de muitos, o Rota 2030 foi anunciado oficialmente em julho de 2018 e instituído formalmente em outubro daquele ano, quando Temer assinou, ao lado de Megale, na abertura do Salão do Automóvel, decreto que regulamentava seu funcionamento.
Marcos Gonzalez – diretor responsável pelo segmento automotivo da Becomex