Em prol da sustentabilidade, as empresas da indústria automotiva estão transformando suas operações em socialmente responsáveis e corretamente gerenciadas. Essas ações são popularmente conhecidas pela sigla em inglês ESG – Environmental, Social and Governance – e na tradução temos Ambiental, Social e Governança.
Essas práticas são promovidas por empresas que buscam meios de minimizar seus impactos ao meio ambiente, se preocupam com as pessoas e adotam boas atitudes administrativas.
Motores movidos a biocombustível: alternativas viáveis, eficientes e sustentáveis para a indústria automotiva
No campo do meio ambiente, acompanho uma excelente iniciativa da MWM Motores. Recentemente, José Eduardo Luzzi, presidente da empresa, participou do Webcon AutoData e concedeu uma entrevista dando mais detalhes sobre a aposta que tem feito no caminho do desenvolvimento de motores movidos à biocombustível biometano como uma das alternativas que poderão vir a ser mais viáveis e eficientes, principalmente na América Latina.
Com investimentos superiores a R$ 20 milhões, essas ações referem-se às práticas corporativas da indústria automotiva voltadas ao meio ambiente. No caso específico da MWM, com o desenvolvimento de motores à biocombustível biometano, o objetivo é a diminuição da emissão de gás carbono.
O intuito da MWM é claro: ser protagonista, principalmente no mercado de geração de energia, com esta solução baseada no biometano. No futuro, a ideia é levar a solução para países que tenham vocação agrícola ou uma grande produção de resíduos sólidos urbanos e para locais com potencial de utilização do biogás ou biometano.
Para a MWM, qualquer tipo de descarbonização que a empresa desenvolver tem que ter como foco a preservação do meio ambiente, com benefício econômico e ganho social. No final das contas, tudo passa pelos desafios ambientais, econômicos e sociais.
A Becomex está ao lado de empresas como a MWM, apoiando importantes iniciativas ao atuar em toda a matriz tributária com engrenagens de conhecimento que reduzem impactos nas diversas operações comerciais.
Como uma empresa de tecnologia e conhecimento de negócios, utilizamos a inovação para lidar com os desafios de competitividade dos mais de mil grupos econômicos que trabalhamos, entre eles as maiores empresas do País, possibilitando mais eficiência econômica e redução de custos.
Marcos Gonzalez – diretor do segmento automotivo na Becomex