O planejamento estratégico pode ajudar em períodos de crise. É hora de olhar para dentro dos nossos negócios, pois existe uma nítida piora dos mercados internacionais e brasileiro. As variáveis que influenciam esse cenário são relacionadas ao prolongamento da pandemia da Covid-19, Guerra da Ucrânia versus Rússia, pessimismo econômico chegando nas commodities e crise da logística mundial.
Temos nesse momento uma forte tendência de elevação do dólar. A variação cambial pode acabar rapidamente com o caixa das empresas, principalmente com a tendência da cotação em alta. Especialistas financeiros dizem que o aumento dos juros no mundo está apenas iniciando, o que é uma verdade, pois até a Suíça aumentou seus juros.
Planejamento estratégico para lidar com os desafios:
Para minimizar os problemas relacionados com a logística, onde já estão previstos aumentos de custos, é necessário iniciar um processo de planejamento estratégico, com desenvolvimento de fornecedores locais, estabelecidos no Brasil. Buscar alternativas de fornecimento, concentrando o maior volume dentro do mercado brasileiro pode ser uma das alternativas. Diminuir as despesas com demissões não deve ser a melhor solução, pois você pode estar oferecendo para a concorrência o que tem de melhor dos seus recursos humanos. Ter profissionais qualificados, em momentos de crise, faz toda a diferença e você evita qualificar os seus concorrentes.
Durante o planejamento da empresa, considerar a dificuldade na equação de demanda versus liquidez, o elevado custo do dinheiro, a necessidade de capital de giro, o dólar e a inflação elevados e a logística pesando nos custos do seu negócio não é tarefa das mais fáceis, mas é imperativo encontrar um equilíbrio entre esses tópicos para não estrangular as suas margens.
Após fazer toda essa análise é hora de olhar para dentro da empresa e colocar em prática os projetos de ganhos financeiros que ficaram arquivados. Olhar para o passado, identificando os possíveis ganhos que não foram aproveitados, considerar o presente estabelecendo a melhor forma de operar tributariamente e com as melhores práticas aduaneiras, sempre respeitando toda sua cadeia de fornecimento e clientes é a chave para encontrar o melhor caminho. Com isso, fechar o cenário com o planejamento para o futuro efetivando os possíveis ganhos identificados.
Existem ótimos projetos nas áreas tributária e aduaneira que podem trazer o alívio no fluxo de caixa e manter a sua empresa no rumo financeiro mais saudável. Certamente existe um regime especial disponível e aderente ao negócio de sua empresa. Como melhor consultoria do Brasil em gestão de regimes especiais tributário e aduaneiro, a Becomex tem know-how e tecnologia para colocar seu projeto em execução num período de quatro meses, já oferecendo o retorno financeiro mapeado.
Alexandre Galhardo – Diretor Corporativo da Becomex