O mercado observou nesse mês de março um importante movimento da Tupy e da MWM, que firmaram uma parceria com a cooperativa agrícola Primato para a construção de uma usina de biogás em Ouro Verde do Oeste, no estado do Paraná.
As duas empresas decidiram investir na produção de energia limpa, por meio da utilização de dejetos de suínos, e combustível renovável, com a geração do biocombustível.
A Tupy é uma multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Já a MWM é uma fabricante de motores e geradores, atendendo os segmentos veicular, agrícola, industrial, geração de energia e marítimo.
Em novembro de 2022 foi concluída a combinação entre as duas empresas, que teve como um dos principais objetivos justamente a promoção de soluções viáveis para a descarbonização.
Com esse projeto, destaco duas grandes vantagens: 1) a MWM transformará a atual frota da Primato, que conta com motores a diesel para gás, contribuindo consideravelmente com a redução de emissões; e 2) o subsídio do consumo de energia elétrica dos cooperados da Primato.
É possível afirmar que atualmente o Brasil tem uma posição de liderança no contexto da transição energética. Observando os investimentos públicos no PDE 2031 – Plano Decenal de Expansão de Energia do Ministério das Minas e Energias, é possível observar que hoje a matriz energética brasileira já é composta por 85% de fontes renováveis.
Ainda dentro desse sistema, há a geração de biofertilizantes, que substituem os fertilizantes minerais. E, com isso, reduzem o custo e a dependência de produtos importados para os produtores e contribuem com a redução da pegada de carbono.
Toda essa movimentação de investimentos exige diversos serviços, soluções e insumos já disponíveis no Brasil e muitos outros que precisam ser importados para sua finalização e consequente produção de energia limpa e a descarbonização.
A Becomex apoia plenamente ações das empresas brasileiras que causam impactos positivos em toda a cadeia produtiva, como essa apresentada pela Tupy e MWM, ampliando a competitividade dos segmentos.
Como especialista nas áreas fiscal, tributária e aduaneira, com atuação ampla em toda a cadeia produtiva, a Becomex está preparada para apoiar as empresas em seus novos negócios com as suas soluções para desenvolvimento de projetos de capital e com importantes estudos que mostram todas as possibilidades de reduções tributárias.
Apenas em 2022, com base em alta especialização e conhecimento de mercado, aplicando estratégias e inteligência artificial, entregamos mais de R$ 1,1 bilhão em benefícios fiscais para os nossos clientes, entre eles as maiores empresas do País.
Marcos Gonzalez – diretor responsável pelo segmento automotivo da Becomex