Em tempos de crise é impossível desprezar as oportunidades que a recuperação de impostos pode trazer à empresa, tanto para minimizar os impactos da queda na receita quanto para trazer ‘dinheiro novo’ para a mesa. Porém, mesmo com tantas oportunidades, as empresas ainda subutilizam esse benefício por três principais motivos: 1) Equipes internas cada vez menores…

Postado por Diego Fernandes de Souza em 20/11/2017

Cenário As empresas devem atender a legislação e recolher impostos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. A legislação é complexa e muda constantemente, isto traz impactos diretos, seja pela ótica do risco/passivo fiscal, como pelos ganhos e perdas financeiras (resultado). De modo geral todas procuram atender suas obrigações, e conseguem atingir maiores ou menores graus…

Postado por Becomex em 16/11/2017

O Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do governo federal, que reformulou os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.  Sua implantação beneficia as empresas exportadoras e importadoras, oferecendo facilidades em todos os procedimentos, agora totalmente integrados, digitalizados e com uma entrada única seguindo o padrão internacional de “single window”. O principal objetivo…

Postado por Becomex em 19/10/2017

Empresas exportadoras e importadoras podem contar com as grandes facilidades e benefícios criados com o Portal Único de Comércio Exterior, iniciativa do governo que reformulou os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.   O objetivo é reduzir prazos e custos e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. Assim facilita todos os trâmites…

Postado por Becomex em 18/10/2017

Muitas empresas do segmento automotivo acompanham de perto a progressão do seu EBITDA - Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Ou em bom português, “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”. Esse indicador de produtividade operacional pode ser impactado positivamente por medidas de redução de custos, como por exemplo, o Imposto de Importação.…

Postado por Murilo Ramos em 12/09/2017

Empresas dos mais importantes setores da economia do País tem pleiteado junto ao governo o aumento da alíquota do benefício que permite ao exportador recuperar parte dos impostos pagos em produtos fabricados localmente com destinos ao mercado externo, o Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras), dos atuais 2%, para…

Postado por Thiago Führ Iaksch em 30/08/2017

O Siscoserv* pode apontar onde a empresa mais gasta com serviços externos e onde pode substituir por serviços locais, o que faz dele uma ferramenta muito mais estratégica para redução de custos. O Siscoserv*  foi criado para que tanto o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) quanto a Receita Federal possam ter um controle…

Postado por Luciane Teixeira em 29/08/2017

Como em tudo nessa vida você pode seguir um caminho para cumprir a obrigação, ou aproveitar o que a paisagem oferece. Quando você apenas apura o seu Transfer Pricing como uma obrigação acessória a ser cumprida, deixa de aproveitar as oportunidades do trajeto. Mas tem alguma oportunidade nisso? Claro que tem, porque os preços de…

Postado por Becomex em 18/08/2017

Quem não gostaria de ter um grande parceiro na hora de apresentar resultados e desenvolver estratégias que definam o Drawback ideal para a empresa e maximizar os ganhos em todo o processo de produção?  As duplas dinâmicas sempre fizeram um grande sucesso e a razão é simples, um ajuda o outro a superar obstáculos e…

Postado por Becomex em 16/08/2017

Agora é o momento ideal para fazer alguns questionamentos: você está seguro de todas as informações enviadas? Tem a percepção que alguma situação não parece 100% correta? Será que é necessário revisar as análises sobre a entrega da ECF? Se a resposta for SIM, provavelmente você terá que fazer a retificação ou a substituição da…

Postado por Becomex em 14/08/2017

Você já ouviu falar do efeito dominó, quando uma peça cai derrubando todas as outras. Agora imagine essa mesma situação quando você erra na classificação fiscal NCM e provoca um efeito cascata de perdas em toda a gestão tributária. Melhor nem pensar? Ou é melhor pensar e entender onde estão as chances de erro? A…

Postado por Becomex em 11/08/2017

A Classificação Fiscal de Mercadorias – NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) - funciona como um RG do produto. Trata-se de um código de oito dígitos estabelecido para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior. A NCM indica as…

Postado por Gustavo Valente em 11/08/2017